Artigo denuncia uso político do STF e corrupção no governo Lula

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Em artigo publicado na Edição 277 da Revista Oeste, sob o título “Soberania para roubar”, o jornalista J.R. Guzzo traça principalmente um retrato severo do atual cenário político brasileiro. Segundo ele, o país teria se transformado sobretudo em uma “ditadura judicial neurótica”, na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) atua em parceria com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assim perseguir adversários e desse modo consolidar um sistema de poder baseado na impunidade, bem como na corrupção.

Guzzo afirma que o governo dos Estados Unidos já teria dado o primeiro sinal público de desconfiança institucional ao denunciar internacionalmente o Brasil como um país onde o Judiciário foi instrumentalizado como “polícia política”. Para o articulista, o cerco ao senador Jorge Seif (PL-SC), que recentemente teve o mandato ameaçado, é simbólico do atual ambiente de repressão política e judicial.

Artigo destaca os sinais da corrupção no INSS

O ponto central do artigo é a denúncia feita por Seif ao identificar dessa forma um salto injustificável no número de pescadores registrados no país. Em 2022, último ano do governo Bolsonaro, havia cerca de 700 mil profissionais cadastrados. Hoje, já são quase 2 milhões — crescimento de quase três vezes em menos de três anos, sem que houvesse assim aumento proporcional na atividade pesqueira.

A suspeita, segundo Guzzo, é que os novos registros seriam fictícios, com o objetivo de principalmente desviar recursos públicos por meio do pagamento irregular do seguro-defeso, benefício pago pelo INSS a pescadores durante o período em que a pesca é proibida por lei. O esquema, diz o jornalista, permitiria saques diretos dos cofres públicos por redes criminosas infiltradas no governo federal.

YouTube video

Na avaliação de Guzzo, o novo ciclo de corrupção dispensa a engenharia sofisticada dos grandes esquemas do passado. “Nada de negócios complicados; agora estão roubando na boca do caixa, direto”, escreve. Ele aponta o próprio INSS — envolvido em escândalo que pode ultrapassar R$ 90 bilhões — como exemplo de uma máquina pública vulnerável ao saque sistemático de recursos em nome de uma nova elite política e burocrática.

Leia um trecho

“Voltam agora ao local do crime, como diria o vice-presidente Geraldo Alckmin, para trocar o milagre da multiplicação dos peixes pelo milagre da multiplicação dos pescadores. Os ladrões, cada vez mais, agem como se tivessem segurança absoluta de que ninguém vai ser punido. Não tentam nem disfarçar. O Maranhão, por exemplo, tem 590 mil pescadores registrados, mas apenas 600 barcos de pesca. Há uma cidade com 14 mil pescadores e 15 mil habitantes. É daí para pior”.

Leia um trecho

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 278 da Revista Oeste vai além do texto de J. R. Guzzo. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Artur Piva, Carlo Cauti, Cristyan Costa, Daniela Giorno, Deborah Sena, Flavio Gordon, Guilherme Fiuza, Letícia Alves, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima