O pão em si não é um alimento tóxico para os cães, mas seu consumo apresenta alguns riscos a curto e longo prazo.
A principal refeição dos cães é a ração, mas quem tem um desses animais em casa sabe que eles adoram experimentar outras comidas também. Você até pode dar um petisco para agradar o seu cachorrinho, mas fica a dúvida: será que podemos dividir as nossas refeições com os pets?
Bem, a resposta vai depender do alimento em questão. Todo mundo sabe que o chocolate está proibido, já o arroz está liberado em quantidades moderadas e com preparo cuidadoso. E quanto ao pão?
Saiba se o cachorro pode comer pão
De forma geral, o pão não é um alimento tóxico para os cães. No entanto, também não traz benefícios nutricionais para o seu companheiro canino. Então, dar um pequeno pedaço para o cachorro não deve fazer mal, mas a recomendação dos especialistas é que você evite compartilhar o pão com os pets!
Portanto, quando você estiver considerando oferecer alimentos além da ração de costume, prefira conversar com um veterinário antes de fazer as mudanças na dieta do cachorro. Dessa forma você garante que suas necessidades sejam atendidas e evita problemas de saúde.
Riscos de oferecer pão aos cães
Há alguns casos em que a oferta de um pãozinho pode fazer mal ao organismo do seu cachorro. Isso porque, segundo o PetLove, os pães são ricos em carboidratos. Essas substâncias se transformam em açúcar, e contribuem para quadros de diabetes canina e sobrepeso.
Além disso, o fermento usado no preparo dos pães pode causar inchaço no trato intestinal, dores, gases e vômitos. Essa complicação é emergencial, e pode até ser fatal em alguns casos, principalmente quando o pão não tiver sido assado por completo. O fermento é capaz ainda de produzir álcool no organismo, ocasionando vômitos, diarreia, desorientação, tremores, respiração ofegante e perda dos movimentos.
Existe também a possibilidade do cachorro ser alérgico a algum ingrediente usado no preparo do pão. Então, considerando todos esses riscos, o ideal é oferecer outros alimentos aos animais para evitar problemas. Ao mesmo tempo, não se desespere se ele comer um pedaço por acidente. Apenas observe-o e busque atendimento se ele apresentar alguma reação! A longo prazo, esse consumo também pode trazer problemas.
“O consumo contínuo ou frequente do pão vai gerar uma série de complicações na saúde do seu bichinho. Especialmente pancreatite, lâmula na vesícula biliar, gordura no fígado, diabetes, insuficiência renal. É extremamente comum esse tipo de patologia acontecer no animal que faz o consumo de pão por muitas vezes no dia, na semana”, explica a Dra. Queren Medeiros.
@draquerenmedeiros Cachorro não pode comer pão #dicavet #dicapet #cachorro #cachorros #draquerenmedeiros #animaisnotiktok #veterinaria #dicaveterinaria #foryou #fy #foryoutiktok #vaiprafy #vaiprofy #viralata #viral #viralvideo ? som original – Dra Queren Medeiros
Agora que você já sabe sobre os efeitos do pão na saúde dos cachorros, não deixe de compartilhar essa matéria com quem também é pai ou mãe de pet!
[Seleções]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.