Ação da Operação Orla Limpa identifica problemas em restaurantes e hotéis
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou uma fiscalização em estabelecimentos no bairro de Tambaú, em João Pessoa, nesta sexta-feira (9), notificando alguns locais por irregularidades relacionadas a caixas de gordura e ligações à rede de esgoto. A ação faz parte da Operação Orla Limpa, que visa garantir a qualidade ambiental na região.
O restaurante Bahamas foi um dos primeiros a ser notificado. A irregularidade apontada foi a ausência de uma caixa de gordura em conformidade com os padrões técnicos. Embora não tenha sido constatado transbordamento ou lançamento irregular de efluentes, a Sudema alertou que essa falta pode levar ao acúmulo de resíduos e futuros entupimentos na rede coletora. O estabelecimento tem 15 dias para regularizar a situação.
Em nota, o restaurante Bahamas informou que a notificação se refere apenas a “necessidades de adequações da caixa de gordura” e que isso “será providenciado com a máxima brevidade”. O estabelecimento também ressaltou que “em momento algum houve notificação por despejo irregular de esgoto no mar”.
Outro local notificado foi o Annamar Hotel. A irregularidade identificada foi a ligação inadequada de águas pluviais, provenientes do telhado, diretamente à rede de esgotamento sanitário. Esse tipo de conexão pode sobrecarregar o sistema, especialmente durante chuvas intensas, podendo causar transbordamentos. O hotel também recebeu um prazo de 15 dias para realizar as devidas adequações.
O Annamar Hotel declarou que “não ter conhecimento dessa ligação, pois foi feita recentemente pela empresa contratada para realizar um reparo na parte da coberta da frente do hotel”. O estabelecimento afirmou que, “de pronto, ao tomar conhecimento, prontamente já fez-se a correção necessária”.
A Churrascaria Picanha do Bastos também foi notificada pela inexistência de caixa de gordura, o que representa um risco iminente de obstrução do coletor. A Sudema classificou a situação como de “risco iminente de transbordamento” e concedeu o mesmo prazo de 15 dias para a regularização. Além disso, a churrascaria foi autuada por estar com a licença de operação vencida.
A fiscalização intensificada pela Sudema ocorre após um acordo para um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado na última quinta-feira (8) entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e outros órgãos, como parte da Operação Orla Limpa.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
