O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuvas intensas, tempestades e baixa umidade que devem se estender ao longo desta segunda-feira (29/9). Diversas regiões do Brasil serão afetadas, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.
As chuvas intensas, com previsão de término ainda nesta manhã, registram precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos fortes que atingem os seguintes estados: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.
Já as tempestades atingem os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Sabnta Catarina e São Paulo.
A baixa umidade irá atingir os estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
De acordo com o Climatempo, a baixa pressão atmosférica na região do Paraguai mantém as condições para pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com maior intensidade no Paraná.
No Sudeste, a semana começa com destaque para a baixa umidade do ar, que varia entre 12% e 20% em áreas de São Paulo e Minas Gerais.
Já no Centro-Oeste, regiões de Mato Grosso do Sul apresentam irregularidade no tempo, com previsão de chuva moderada a forte. Nas demais áreas, a presença do ar seco impede a ocorrência de chuva, e a umidade relativa do ar atinge o norte de Goiás e em parte de Mato Grosso.
No Nordeste, a chuva aparece em forma de pancadas isoladas no leste de Sergipe e Alagoas, e a semana começa com tempo abafado. No Norte, as instabilidades permanecem sobre o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais no noroeste do Amazonas. Já o Amapá e o Tocantins seguem com tempo aberto durante o dia.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.