Você já viu o vídeo emocionante do resgate das quatro crianças que sobreviveram a um acidente de avião na selva amazônica da Colômbia? O Ministério da Defesa do país compartilhou as imagens nas redes sociais, mostrando o momento em que os militares encontraram os irmãos Soleiny, Tien, Lesly e Cristin, de 9, 4, 13 e 1 ano de idade, respectivamente.
As crianças estavam desaparecidas há 40 dias, depois que o avião em que viajavam com a mãe caiu em uma área remota da floresta. A mãe delas e outros dois adultos morreram na queda. As crianças conseguiram se afastar dos destroços e caminhar pela mata, enfrentando fome, sede, frio e animais selvagens.
O vídeo mostra os militares descendo de um helicóptero e se aproximando das crianças, que estavam sentadas em um tronco. Eles as abraçam e as levam para a aeronave, onde recebem água e comida. As crianças estavam muito debilitadas, com sinais de desidratação e desnutrição. Elas foram levadas para um hospital militar em Bogotá, onde se recuperam bem.
O resgate foi possível graças ao trabalho de uma equipe formada por mais de 100 militares, cães farejadores e indígenas da região. Eles encontraram pistas como pegadas, roupas e restos de alimentos que indicavam a direção que as crianças seguiram. Um dos heróis da operação foi o cão Wilson, que localizou as crianças na sexta-feira (9/6), mas acabou se perdendo na floresta. As autoridades continuam procurando pelo animal.
O caso das crianças desaparecidas comoveu a Colômbia e o mundo. Muitas pessoas enviaram mensagens de apoio e solidariedade aos familiares e aos envolvidos no resgate. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizou os militares pela missão bem-sucedida e disse que as crianças são um exemplo de coragem e resistência.
Assista reportagem:
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.