Entenda como funciona o processo de micropigmentação de sobrancelhas, que pode ajudar na autoestima de pacientes oncológicos.
As sobrancelhas são parte fundamental para a estética facial e embora para muitos elas não passem de um detalhe, para outros, elas podem simbolizar uma expressão de identidade, confiança e bem-estar. Esse é o caso de pacientes oncológicos, como a britânica Polly Vincent, que usou os procedimentos nas sobrancelhas para ajudar sua mãe a enfrentar a queda dos pelos das sobrancelhas, evitando um maior impacto na autoestima da mesma.
Entenda o caso de Polly e sua mãe
A maquiadora do Reino Unido fez uma tatuagem nas sobrancelhas de sua mãe enquanto ela sofria com o afinamento dos fios devido a um tratamento oncológico. A progenitora de Polly foi diagnosticada com câncer colorretal em estágio quatro durante a pandemia e foi um dos atendimentos mais significativos da profissional da beleza.
Polly administra uma clínica e além das tatuagens de sobrancelha, ela também oferece tatuagens de aréola para pacientes com câncer de mama. A profissional descreve esse trabalho como algo fortalecedor.
“Isso realmente faz as pessoas se sentirem mais confiantes consigo mesmas e, especialmente quando estão passando por tratamentos como quimioterapia, dá aquele impulso extra de que precisam para continuar no caminho da recuperação”, compartilhou em declaração à BBC.
Esse tipo de procedimento também é popular no Brasil
As tatuagens para sobrancelhas e procedimentos de pigmentação também são populares por aqui, como mostra o caso da esteticista Ritielle Karem de Oliveira, 36 anos, que também encontrou na micropigmentação uma forma de apoiar emocionalmente pacientes em tratamento contra o câncer.
Ritielle oferece de forma gratuita a reconstrução estética das sobrancelhas de pessoas que perderam os pelos devido aos efeitos da quimioterapia ou radioterapia. Mais do que um procedimento estético, Ritielle considera a iniciativa uma ferramenta para resgatar a autoestima e o bem-estar de quem enfrenta um momento delicado da vida.
“Me sinto feliz e muito motivada de fazer esse trabalho. A ideia surgiu quando vi várias mulheres com câncer, algumas sem cabelos, bem carequinhas, com autoestima muito baixa por não terem a sobrancelha e estavam sem condições de pagar uma micropigmentação”, disse a esteticista em entrevista ao G1.
Como funciona a micropigmentação de sobrancelhas?
A micropigmentação de sobrancelhas é um procedimento delicado e vem ganhando destaque justamente por não ser permanente, como uma tatuagem. Geralmente, é feita uma apuração precisa por parte do profissional para encontrar o formato e cores ideias para a sobrancelha do cliente.
Um vez feito isso, o procedimento é realizado na pele previamente higienizada e com uso de um anestésico tópico aplicado para garantir conforto, o pigmento é implantado suavemente na camada superficial da pele por meio de um aparelho com agulhas finas. A técnica pode recriar fios delicados, fio a fio, ou oferecer um sombreado mais suave e uniforme, dependendo do efeito desejado.
O resultado do procedimento pode durar até três anos e como citamos acima, tem o poder de mudar a autoestima.
O procedimento é seguro para pacientes oncológicos
Em entrevista ao G1, o oncologista Uirá Resende afirma que esse procedimento estético é totalmente seguro e ressalta que o único ponto no qual é necessário atenção, é a higienização adequada a fim de evitar infecções.
“O procedimento de micropigmentação de sobrancelha feito nas pacientes oncológicas é análogo a uma tatuagem. Embora exista mais de uma técnica e os pigmentos utilizados variem em sua composição, de forma geral, é bastante seguro. A única contraindicação seria por alergia a algum dos componentes da fórmula utilizada”, elucidou ao G1.
[Seleções]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.