O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a realização de um concurso nacional unificado para preencher 8 mil vagas no serviço público. A data prevista para as provas era inicialmente 25 de fevereiro de 2024, mas foi adiada para março de 2024 devido ao prazo curto para os candidatos estudarem.
A realização do concurso unificado tem como objetivo impulsionar as oportunidades de emprego e ampliar a diversidade no setor público. As provas serão realizadas em quase 180 cidades do país e seguirão a legislação atual em relação às cotas raciais.
Os órgãos autorizados a realizar concursos poderão aderir ao certame até 29 de setembro, e os editais estão previstos para serem publicados até 20 de dezembro. O concurso terá um componente de provas objetivas gerais comuns a todos os candidatos, e provas específicas e dissertativas por blocos temáticos relacionados à atuação do Estado em diferentes áreas.
A taxa de inscrição deverá ser em torno de R$ 100 e haverá isenção para beneficiários do Bolsa Família e para a população de baixa renda. O concurso também formará cadastro reserva com validade de pelo menos dois anos.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.