google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Confira vagas e como se inscrever

[Editado por: Marcelo Negreiros]

O lançamento do edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) movimenta o cenário dos concursos federais. O anúncio do governo federal ocorreu nesta segunda-feira, 30, e disponibilizou 3.652 oportunidades, distribuídas entre 32 órgãos. Clique aqui e tenha acesso ao edital.

Leia também: “O Congresso humilha o governo”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 275 da Revista Oeste

A abertura das inscrições está prevista para esta quarta-feira, 2, a partir das 10h. Ela segue disponível até 23h59 do dia 20, conforme o horário de Brasília. O valor cobrado pela inscrição é de R$ 70, com pagamento aceito até o dia 21. Interessados em solicitar isenção poderão fazê-lo por meio do site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) até terça-feira, 8.

Governo divulga cronograma detalhado e etapas do concurso

Governo federal divulga locais de prova do Enem dos concursos. Na foto, o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), criado pelo criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - 25/4/2024 | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão ConteúdoGoverno federal divulga locais de prova do Enem dos concursos. Na foto, o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), criado pelo criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - 25/4/2024 | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão Conteúdo
Concurso é criação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos | Foto: Daniel Cymbalista/FotoArena/Estadão Conteúdo

O cronograma do concurso inclui as seguintes etapas: inscrições entre os dias 2 e 20 de julho; pedido de isenção de 2 a 8 julho; prova objetiva marcada para 5 de outubro, das 13h às 18h; e convocação para a etapa discursiva em 12 de novembro.

YouTube videoYouTube video

O envio de títulos ocorrerá de 13 a 19 de novembro, com procedimentos de confirmação de cotas de 8 a 17 de dezembro. A prova discursiva para os classificados na primeira fase será em 7 de dezembro, e a divulgação da lista de classificação está prevista para 30 de janeiro de 2026.

Os cargos disponíveis abrangem diversas áreas temáticas. Entre elas, Saúde, Assistência Social, Educação, Ciência e Tecnologia, Engenharia, Administração, Desenvolvimento Socioeconômico, Justiça, Defesa e funções intermediárias em Saúde e Regulação.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os resultados do concurso devem ser publicados em fevereiro do ano que vem, e o prazo de validade do certame será de 12 meses, prorrogável uma única vez por igual período, conforme consta no edital: “O prazo de validade do Concurso Público Nacional Unificado é de 12 (doze) meses, contados a partir data da publicação da homologação de seu Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período”.

Entre as novidades desta edição, o MGI destaca a equiparação do percentual de mulheres na segunda fase, caso o índice fique abaixo de 50%. O órgão esclarece que não se trata de reserva de vagas, pois haverá a convocação de todos os homens também classificados para a etapa discursiva.

Leia mais: “O desmonte do Itamaraty”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 275 da Revista Oeste

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima