Conselho de Ética abre processo contra Gilvan da Federal

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira (8), um processo para investigar a conduta do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por ofensas contra a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O colegiado já suspendeu o mandato do parlamentar até agosto após o pedido apresentado pela Mesa Diretora em maio.

O episódio ocorreu durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no final de abril. Na ocasião, o deputado citou o apelido de “Amante”, em referência a forma como Gleisi era identificada na planilha da Odebrecht investigada pela Lava Jato, e sugeriu que ela deveria ser uma “prostituta do caramba”.

“Na época em que esse ex-presidiário [o presidente Lula] foi preso, eu estava na Polícia Federal, e chovia ataques à PF pelo pessoal do PT. Por exemplo, da [então] senadora Gleisi Hoffmann. Hoje, elogiam a PF porque temos um diretor-geral petista. Na Odebrecht, existia uma planilha de pagamento de propina a políticos. Eu citei aqui o nome ‘Lindinho’ e ‘Amante’, que devia ser uma prostituta do caramba. Teve até deputado que se revoltou. Ou seja, a carapuça serviu”, disse Gilvan na sessão.

VEJA TAMBÉM:

A declaração provocou um bate-boca com o líder do PT na Câmara e marido de Gleisi, Lindbergh Farias (RJ) — associado ao codinome “Lindinho”. Os dois precisaram ser contidos por colegas.

Ao pedir a suspenção o mandato, a Mesa Diretora, comadada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), considerou a conduta do deputado “incompatível com o decoro parlamentar”.

Segundo o documento, as manifestações de Gilvan foram “gravemente ofensivas e difamatórias contra deputada licenciada para ocupar cargo de ministra de Estado, em evidente abuso das prerrogativas parlamentares, o que configura comportamento incompatível com a dignidade do mandato”.

Com a abertura da investigação, o Conselho deve definir se Gilvan da Federal será punido definitivamente ou não. O relator do caso será escolhido na próxima semana.

[Gazeta do Povo]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima