O Consulado do Brasil em Lisboa, capital de Portugal, garantiu nesta terça-feira, 25, que a única estação de metrô que atende aos eleitores na capital portuguesa estará aberta neste domingo, 30, segundo turno das eleições. A estação estaria fechada para obras no domingo, mas a decisão foi revista e confirmada pelo governo brasileiro.

A estação Cidade Universitária do metrô de Lisboa é o único acesso ao local de votação dos brasileiros na capital portuguesa. Na capital de Portugal, mais de 45 mil brasileiros estão aptos a votar no domingo, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A polícia portuguesa estará no local, nas imediações e nas estações de metrô e demais transportes. Fora do Brasil só é possível votar para presidente e vice.

No primeiro turno das eleições, os eleitores em Portugal enfrentaram longas e demoradas filas para poder votar. Além de Lisboa, os brasileiros no país que pediram voto em trânsito podem votar nas cidades do Porto e em Faro.

O Itamaraty deslocou para Portugal, onde se encontra o maior contingente de eleitores brasileiros na Europa, uma equipe de dez diplomatas, para reforçar o acompanhamento do processo eleitoral nas três cidades em que há consulados no país.

Além disso, também haverá o apoio de uma equipe de Polícia de Segurança Pública (PSP), liberada pelo governo do país, e um pequeno número de seguranças privados já foi contratado pelo Itamaraty. A estrutura já foi utilizada no primeiro turno.

Durante o primeiro turno, foram usadas 58 urnas, todas liberadas para o voto depois de análise e seguindo os critérios e as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Consulado, apenas uma precisou ser substituída. “Foram todas testadas e lacradas”, informou.

Source link

Comente a matéria: