[Editado por: Marcelo Negreiros]
Com a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, nesta sexta-feira, 16, cresceu a preocupação entre consumidores: é possível contrair a doença ao consumir carne de frango ou ovos?
Segundo autoridades sanitárias, organismos internacionais e estudos científicos, a resposta é clara: o risco de transmissão da gripe aviária está associado ao contato direto com aves infectadas — não ao consumo de seus produtos, desde que estejam devidamente cozidos.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
O Ministério da Agricultura e Pecuária esclarece que a infecção humana ocorre, principalmente, em pessoas com contato direto e desprotegido com aves doentes, suas secreções ou ambientes contaminados, como é o caso de trabalhadores de granjas e abatedouros sem equipamentos de proteção.
“Não há risco da pessoa se contaminar consumindo carne de frango e ovos”, afirmou o ministro Carlos Fávaro em entrevista à GloboNews. “Pode consumir com tranquilidade.”
Gripe aviária não é transmitida por carne ou ovos
A mesma orientação é reforçada pelo Ministério da Saúde, que afirma que “o risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados”.
Leia mais:
Organizações como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial de Saúde Animal também asseguram que o vírus da gripe aviária é sensível ao calor e totalmente inativado durante o cozimento. A casca do ovo, por sua vez, atua como uma barreira natural, o que torna ainda mais improvável a contaminação.


Portanto, o consumidor pode consumir carne de frango e ovos normalmente, desde que estejam bem cozidos. Essa prática, além de eliminar o vírus da gripe aviária, também reduz o risco de outras doenças, como a salmonelose. Já o consumo de carnes e ovos crus ou malcozidos deve ser evitado, por precaução.
Leia também: “Saúde também é tech”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 121 da Revista Oeste
[Oeste]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.