Copom corta juros em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (2/8) um corte de 0,50 ponto percentual nos juros básicos do país, fazendo com que a taxa Selic caia de 13,75% para 13,25% ao ano. Essa é a primeira redução de juros promovida pelo Copom desde agosto de 2020, ou seja, nos últimos três anos. Enquanto a maioria dos analistas esperava um recuo de 0,25 ponto percentual, cerca de 59% dos entrevistados, outros 39% acreditavam que a redução seria de 0,50 ponto percentual.

Vale ressaltar que em novembro de 1997, ou seja, quase 26 anos atrás, os juros básicos no Brasil chegaram a atingir 1%. Desde então, o ponto mais baixo foi alcançado em agosto de 2020, quando os juros ficaram em 2% ao ano. Essa taxa foi mantida até março de 2021, durante o período em que o país enfrentou os impactos da pandemia.

O fato de a Selic ter atingido 13,75% em agosto de 2022 foi mantido nas sete reuniões seguintes do Copom. No entanto, a redução anunciada na quarta-feira indica uma possível mudança no cenário econômico, com a perspectiva de um ciclo de baixa na taxa de juros. Essa medida pode ter impactos significativos em diferentes setores da economia, como empréstimos, investimentos e financiamentos. O mercado financeiro e analistas econômicos estarão atentos às futuras decisões do Copom, com o objetivo de avaliar a direção que a política monetária brasileira seguirá nos próximos meses.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima