google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De onde surgiu a expressão “frio de rachar”? E outras frases curiosas sobre o inverno

Saiba a origem de algumas das expressões populares mais comuns e utilizadas durante o inverno para expressar frio.

O povo brasileiro é famoso por se valer de inúmeras expressões populares para expressar o que está pensando e no inverno não seria diferente. O frio traz consigo uma série de frases e expressões que são amplamente utilizadas para descrever o quão desconfortáveis as pessoas se sentem por conta da temperatura. Mas você já parou para pensar de onde surgiram essas frases tão típicas da estação? Fique conosco, vamos te ajudar a entender o significado por trás de algumas das mais comuns delas.

Origem das expressões usadas no inverno

1. “Frio de rachar”

Essa é uma das expressões mais comuns do vocabulário brasileiro quando as temperaturas despencam. Acredita-se popularmente que “frio de rachar” seja uma metáfora para o impacto que o frio extremo tem sobre o corpo e até mesmo objetos. Por exemplo, em regiões onde o inverno é severo, não é incomum vidros racharem ou até canos estourarem devido resfriamento excessivo, por isso, vem a ideia de um frio tão intenso que “racha”, seja o chão, os lábios ou até a paciência de quem odeia o frio.

2. “Frio de bater o queixo”

No caso dessa expressão, a explicação é quase literal e autoexplicativa. Quando sentimos muito frio, os músculos da mandíbula tremem involuntariamente, fazendo os dentes “baterem” uns nos outros. Essa resposta corporal ao frio inspirou a expressão, que descreve bem aquele momento em que só um bom chá ou um cobertor pesado salvam.

3. “Frio de renguear cusco”

Muito usada no Sul do Brasil, mais especialmente no Rio Grande do Sul, essa expressão é puro regionalismo. “Cusco” é uma palavra gaúcha para “cachorro”, especialmente os de rua, enquanto “Renguear” significa mancar, andar com dificuldade. A imagem que se forma é de um cãozinho tremendo e mancando de frio, ou seja, está tão gelado que até o cachorro sente e não consegue nem andar direito.

4. “Frio de lascar”

Seguindo a mesma lógica da expressão “frio de rachar”, essa expressão também remete à ideia de quebra, de impacto. “Lascar” pode significar estilhaçar, danificar algo, como os lábios que racham no vento gelado. É mais uma maneira dramática e divertida de falar sobre como o frio nos atinge de forma intensa.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima