O Diretor geral do Complexo de Saúde de Patos, Francisco Guedes, divulgou um vídeo nesta quinta-feira (16) relatando os problemas com a falta d’água em Patos que culminou com a interrupção de cirurgias eletivas para garantir outros serviços naquela unidade hospitalar sem o prejuízo para os que para lá se destinam.
Segundo o diretor, a suspensão do abastecimento de água no hospital foi em função de serviços realizados pela Cagepa, em Patos e sua repercussão nos serviços da unidade hospitalar. Ele explicou que o Complexo de Saúde de Patos é composto por três hospitais: o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital do Bem e o Hospital Infantil Noaldo Leite.
Ele informou que o Complexo tem um poço artesiano próprio, mas que ele está com problemas técnicos e precisa ser consertado. Ele disse que já solicitou à Cagepa uma solução para aumentar o fornecimento de água para os hospitais e que espera uma resposta em breve.
Enquanto isso, ele disse que tomou algumas medidas para minimizar os transtornos causados pela falta d’água. Entre elas, estão:
- A suspensão das cirurgias eletivas (aquelas que não são urgentes) até a normalização do abastecimento;
- A priorização dos atendimentos aos pacientes graves e aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19;
- A utilização racional da água nos setores administrativos e assistenciais;
- A contratação emergencial de carros-pipa para abastecer os reservatórios dos hospitais.
O diretor pediu a compreensão da população e dos profissionais de saúde diante da situação e garantiu que está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Ele também agradeceu aos funcionários do Complexo pelo empenho e dedicação na prestação dos serviços à comunidade.
O Complexo de Saúde de Patos é uma referência regional em diversas especialidades médicas e atende pacientes de mais de 80 municípios da Paraíba . O hospital possui leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, obstétricos, neonatais e intensivos. Além disso, conta com equipamentos modernos como tomógrafo computadorizado, mamógrafo digital e hemodinâmica.
A Cagepa emitiu comunicado sobre a falta d’água:
CAGEPA SUBSTITUI EQUIPAMENTO PARA MELHORAR ABASTECIMENTO DE PATOS
A Cagepa concluiu nesta quarta-feira(15), em Patos, Sertão da Paraíba, a substituição do barrilete, instalado na ETA, e que vai proporcionar uma melhora importante na distribuição de água desta cidade.
De acordo com o gerente Regional das Espinharas, Jônata Raulino, esta substituição vai dar uma segurança no abastecimento, pois segundo ele, o equipamento substituído já apresentava falhas importantes para o sistema de distribuição.
Mesmo com o constrangimento no atraso da conclusão, a população vai entender a necessidade desta interrupção, que ocorreu desde as primeiras horas desta terça-feira (14), e concluído no início da tarde do dia seguinte.
“Não prevíamos que o tempo atrapalhasse o serviço, que foi retomado na quinta-feira, com sua conclusão no início da tarde, e sistema de distribuição religado em seguida, com a normalização do abastecimento de forma gradativa”, disse ele.
Para efetivar esta melhoria, a Cagepa investiu cerca de R$ 250 mil, na substituição de um equipamento que já tinha mais de 30 anos de vida útil.
“É uma medida importante e necessária, que vai oferecer eficiência e durabilidade ao sistema de distribuição, justificou Raulino, que acompanhou todo o trabalho técnico, com duração de mais de 36 horas.
mnegreiros.com