Dor no joelho ao subir escadas? Veja o que pode ser e como aliviar

Saiba o que pode significar sentir dor nos joelhos ao subir escadas e entenda formas de como aliviar e evitar isso de forma fácil.

O hábito de subir escadas parece algo simples e corriqueiro, afinal, é necessário para a nossa mobilidade. Contudo, para muitas pessoas essa atitude simples, pode trazer desconforto ou dores incisivas no joelho. Se esse é o seu caso, há algumas causas comuns que normalmente explicam por que o problema surge principalmente nesse movimento de subida e descida de escadas, tendo também ações práticas para aliviar o incômodo.

As principais causas da dor no joelho ao subir escadas

Subir ou descer degraus exige muito das articulações do joelho, e é justamente nesse tipo de movimento que algumas lesões ou inflamações se manifestam com mais clareza! Um dos motivos mais frequentes é a artrite, seja do tipo degenerativa, como a osteoartrite, ou de origem autoimune, no caso da artrite reumatoide, que provoca inflamações crônicas. Ambas comprometem a mobilidade e provocam dor sempre que a articulação é exigida, como nos movimentos de flexão ao subir escadas.

Outra causa recorrente é a chamada síndrome da dor patelofemoral, caracterizada por dor na parte frontal do joelho. Conhecida como “joelho de corredor”, ela não atinge apenas atletas, mas qualquer pessoa que aumente repentinamente a intensidade das atividades físicas sem preparo adequado pode acabar desenvolvendo esse incômodo.

Motivos que também podem levar às dores são a síndrome da banda iliotibial, que se trata de uma inflamação da estrutura que percorre a lateral da perna devido a movimentos repetitivos e causa dor, ou a bursite, uma inflamação nas bolsas de líquido que protegem a articulação. 

Como aliviar a dor e fortalecer seus joelhos em casa

Embora possa parecer intuitivo que evitar subir e descer escadas é um hábito lógico a ser adotado, pesquisas apontam que na realidade isso pode acabar piorando a situação, uma vez que exercitar os joelhos pode contribuir para o desenvolvimento de força funcional e uma melhora na mobilidade, mesmo com dores.

Segundo os fisioterapeutas do site Hinge Health, especializado na área, a realização de exercícios para fortalecer os joelhos é a melhor forma de evitar que as dores piorem. Atividades como ponte, agachamento com apoio na parede e elevação lateral de perna em pé estão dentre os movimentos recomendados pelos especialistas em fisioterapia do portal. 

Vale ressaltar que para casos onde a dor é persistente, é fundamental contar com o acompanhamento de médicos ortopedistas, bem como de fisioterapeutas, a fim de garantir um tratamento específico para o seu caso.

Dicas úteis para minimizar o desconforto no dia a dia

Ao descer escadas, alguns ajustes posturais aliviam a pressão, desça primeiro com o joelho que dói, fazendo com que os dois pés toquem o mesmo degrau antes de avançar para o próximo. Esse movimento reduz a flexão excessiva do joelho e evita esforço desnecessário.

Usar calçados com bom amortecimento e suporte adequado ao arco do pé ajuda a distribuir o peso, evitando impactos diretos nas articulações. Evitar sobrepeso e manter baixa pressão sobre os joelhos também contribui significativamente para prevenir dores recorrentes.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima