[Editado por: Marcelo Negreiros]
Em entrevista concedida nos Estados Unidos, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou estar no por temer ser preso ao retornar ao Brasil. Ele participou da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) no último fim de semana.
Ao jornalista argentino Fernando Cerimedo, responsável pelo canal La Derecha Diario — censurado no Brasil por Alexandre de Moraes —, Eduardo afirmou estar nos EUA por causa de arbitrariedades do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele descartou a possibilidade de voltar ao Brasil no momento.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Esse mesmo juiz, Alexandre de Moraes, começou a falar sobre a possibilidade de apreender meu passaporte no momento em que eu estava aqui nos Estados Unidos”, declarou Eduardo. “Então, o que eu fiz? Esperei um pouco para ver como as coisas iam se desenrolar no Brasil e, certamente, com o risco de voltar e ter o passaporte apreendido ou ser preso.”
Reposto este meu vídeo aqui pois sei que no Brasil o @laderechadiario segue censurado por Moraes – mas na ditadura americana não… https://t.co/ocE2NonwC8 pic.twitter.com/0OHF2NhCyN
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) June 30, 2025
De acordo com Eduardo, o STF abriu investigação contra ele ao perceberem que a atuação do parlamentar nos EUA “pode ser muito eficaz”. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado de crimes contra o Estado Democrático de Direito, cuja condenação pode resultar em até 12 anos de prisão.
O deputado licenciado falou ainda sobre o ato realizado na Avenida Paulista neste domingo. Ele não descartou a possibilidade de que essa seja a última manifestação pública de Jair Bolsonaro antes de uma condenação por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado.
Os encontros de Eduardo com autoridades norte-americanas, como reuniões na Casa Branca e no Congresso dos EUA, estão sendo tratados no inquérito como ligações com organizações criminosas. “Então, com certeza, esse já não é mais um país onde há tranquilidade para voltar e continuar sendo um deputado normal”, concluiu.
At @CPAC Latino I had the opportunity to, in 20 minutes, unravel for @mschlapp and the audience the problems of the lawfare led by Moraes against conservatives
Sanctioning him is the most urgent issue to stop the actions of dictatorial judges and rescue Latin America freedom… pic.twitter.com/7QdDXFfJYq
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) June 29, 2025
O deputado licenciado falou ainda sobre o ato realizado na Avenida Paulista neste domingo. Ele não descartou a possibilidade de que essa seja a última manifestação pública de Jair Bolsonaro antes de uma condenação por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado.
Realização de CPAC no Brasil é incerta, diz Eduardo Bolsonaro
A conferência, realizada no último sábado, 28, e domingo, 29, foi a primeira edição do CPAC focada na América Latina realizada nos EUA. Uma edição do evento no Brasil estava em planejamento, prevista para acontecer até o fim do ano.
Todavia, a concretização do planejamento depende do desenrolar dos acontecimentos políticos no país. “Estamos prestes a definir uma data, vamos ver como as coisas vão se desenrolar, muita coisa está acontecendo no momento no Brasil”, afirmou Eduardo. “Mas temos a intenção de realizar até o final do ano, sim.”
[Oeste]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.