Em guerra contra todos (até ela mesma), Globo perde ’24 milhões de uns’

Em guerra contra todos (até ela mesma), Globo perde ’24 milhões de uns’. Lembra da campanha “100 Milhões de Uns”, em que a Globo se orgulhava de falar com pelo menos 100 milhões de brasileiros por dia? Pois é, seis anos depois de seu lançamento, em outubro de 2017, essa cifra mudou substancialmente: a Globo hoje fala para 76 milhões de uns, uma queda de 24 milhões, praticamente um quarto.

O dado foi apresentado por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade, na última quinta-feira (19), no Upfront Globo 2024, evento em que a emissora ofereceu a anunciantes e publicitários oportunidades comerciais em sua programação e plataformas digitais no próximo ano. Esse dado não reflete exatamente a audiência da TV Globo. É o alcance somado da TV aberta com Globoplay, canais pagos e sites da emissora. Alcance em TV é o número de pessoas que sintonizam a programação durante pelo menos um minuto durante o período analisado. Mas, como um telespectador pode ser o mesmo assinante do Globoplay e o mesmo usuário de um site do grupo, a Globo estima que a TV aberta, sozinha, alcança mais de 70 milhões desses 76 milhões de consumidores. Todos os dias, pelo menos 70 milhões de brasileiros a sintonizam durante pelo menos um minuto.

A queda de 24 milhões de telespectadores/usuários, segundo a Globo, é consequência da maior pulverização de consumo de mídia, ou seja, da concorrência com o streaming, com novos canais (pagos ou não), com redes sociais e com sites, impulsionada pelo aumento das TVs conectadas, que mais que dobraram nos últimos cinco anos e hoje estão presentes em 60% dos lares brasileiros. E a própria Globo investe nessa fragmentação, na concorrência contra ela mesma, ao apostar no Globoplay e em canais Fast (sigla de Free Ad-Supported Television, ou TV gratuita bancada por anúncios). Fast são canais de streaming nichados, de conteúdo não inédito e reprisado à exaustão, oferecidos em televisores conectados por plataformas como Samsung TV, Fire TV (Amazon), Pl

O texto acima é um exemplo de um post de blog sobre a perda de audiência da Globo nos últimos anos. O tom é informativo e analítico, sem expressar opiniões pessoais ou juízos de valor sobre a emissora ou seus concorrentes. O texto segue as características solicitadas: formato: blog post; comprimento: médio; tom: informativo.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima