O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura do 17º Encontro Nacional do PT, que ocorre em Brasília. Durante o evento, o presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa (PE), prestou solidariedade ao povo palestino e agradeceu a presença de Ibrahim Alzeben, que foi saudado pela militância.
Em seu discurso, Humberto Costa condenou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza e lembrou a morte de crianças e civis na região.
“Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia”, disse o presidente do PT.
Ibrahim Alzeben agradeceu o apoio do PT e reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um importante líder na defesa da criação de um Estado palestino e, inclusive, tem reforçado o seu apoio em encontros internacionais.
“Vocês são solidários desde o início da fundação desse partido […] Agradeço de todo coração essa manifestação”, disse o embaixador da Palestina no Brasil.
Pelo auditório do Brasil 21, complexo empresarial no centro da capital federal, não é raro encontrar no punho de alguns militantes do PT uma pulseira com as cores da Palestina — preta, branca e verde, com um triângulo vermelho.
No PT, há alas que defendem que o presidente Lula aplique sanções ao governo de Israel, diante das ações realizadas pelo exército israelense na Faixa de Gaza. Uma das medidas sugeridas, por exemplo, é a suspensão da venda de armas e munições ao país.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.