Senador por Santa Catarina e envolvido em uma disputa pelos nomes que devem concorrer ao Senado em 2026, Esperidião Amin (PP) não descarta nova candidatura no ano que vem, mas evita contribuir com as polêmicas acerca da indefinição sobre os pré-candidatos na próxima legislatura.
O imbróglio envolve Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente e atual vereador pelo Rio de Janeiro, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), e o senador, que pretende concorrer à reeleição. O trio, no entanto, terá que ser reduzido a uma dupla até o ano que vem, o que tem levantado rumores sobre uma possível saída de De Toni do PL para tentar o cargo por outra sigla, provavelmente o Partido Novo.
No próximo pleito, estarão em jogo 54 vagas, o equivalente a dois terços da Casa Alta. E cada unidade da Federação elegerá dois senadores.
Amin, contudo, sem citar diretamente a disputa interna dos partidos, expôs três condições para que seja candidato: sua saúde, seu partido e sua federação.
“Eu dependo de três fatores para ser candidato: saúde, meu partido e minha federação. Naturalmente, fazer parte de um projeto político. Fora isso, eu não tenho nenhuma participação na discussão que está acontecendo”, afirmou ao Metrópoles.
Embora não descarte a candidatura, o parlamentar evita comentar sobre a polêmica envolvendo as vagas para o Senado de Santa Catarina. Ele afirma que não tem “nada a observar” sobre o caso, e que seu “respeito é o silêncio”.
Até há poucos meses, a candidatura de Amin era tratada como certa, mas a entrada de Carlos na disputa, apoiado pelo pai, turvou o cenário. Aliado a isso, de Toni também chegou a afirmar em entrevista no final de outubro que Jorginho Mello teria preferência pelo atual senador.
A deputada Carol de Toni (PL-SC)
O governador, em resposta, afirmou que apenas o nome de Carlos estava definido, enquanto o segundo candidato na chapa deveria ser decidido “daqui a um tempo”.
Dias depois, contudo, Carlos Bolsonaro foi às redes comentar o assunto, confirmando o nome de De Toni e declarou que ambos concorreriam a uma vaga no anos que vem, em uma chapa “puro sangue” do PL.
“Há um plano cristalino e diário para desconstruir Jair Bolsonaro. Os pré-candidatos ao Senado em Santa Catarina de Jair Bolsonaro são Carol De Toni e Carlos Bolsonaro”, disse o vereador no X (ex-Twitter).
Nesta terça-feira (4/11), o vereador pelo Rio voltou a se pronunciar, publicando uma foto de Carol de Toni com Michelle Bolsonaro, afirmando que “É o que sempre falamos desde o início: os pré-candidatos de Jair Bolsonaro são Carol e Carlos Bolsonaro!”.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
