Ícone do site

Escolas de João Pessoa são notificadas por descumprimento de lei que limita uso de celulares

Escolas de João Pessoa são notificadas por descumprimento de lei que limita uso de celulares
Anúncios

Divulgação/Secom-JP

Onze escolas da rede privada em João Pessoa foram notificadas por descumprimento da lei que restringe o uso de celular, nesta segunda-feira (10). As notificações foram feitas durante fiscalização do fiscalização do Procon de João Pessoa.

A lei que restringe o do uso de celular nas escolas está em vigor desde janeiro de 2025 e cobre todo território nacional. A legislação prevê que crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de educação básica não poderão utilizar aparelhos eletrônicos, como celulares, de forma indiscriminada. O uso dos celulares em sala de aula só será permitido para fins pedagógicos ou didáticos, mediante orientação dos professores.

Na nova norma, o uso de celulares dentro ou fora da sala de aula só é permitido para garantir a acessibilidade e a inclusão, e também quando for necessário atender às condições de saúde ou garantir direitos fundamentais dos estudantes.

O Procon não deu detalhes de como a norma foi descumprida pelas escolas. Mas as instituições vão precisar se adequar.

LEIA TAMBÉM:

Fiscalização de outras leis

De acordo com o secretário Rougger Guerra, além da lei referente ao uso do celular, o Procon-JP também está fiscalizando leis como a Municipal 14.792/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de assentos em locais determinados às pessoas com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade.

Outra lei cujo cumprimento está sendo fiscalizado pelo Procon-JP é a Lei Municipal 1983/2022, que prevê a inserção de sinalização indicativa com o Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista.

As leis estaduais 9.866/2012, que se refere à cobrança de taxas para emissão de documentos escolares; a 10.431/2015 que proíbe a venda de refrigerantes e outras bebidas com baixo teor nutricional; e a Federal 8.866/2013, que proíbe a exigência de material escolar que sejam usados de forma coletiva, também estão sendo fiscalizadas.

[Jornal da Paraiba]

Jornal da Paraíba

Sair da versão mobile