Filipe Luís critica grama sintética e práticas do futebol brasileiro
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, expressou forte descontentamento com a proliferação de gramados sintéticos no futebol brasileiro e com certas práticas observadas nos estádios nacionais. Em declarações feitas na véspera da estreia do Flamengo na Copa Intercontinental, o ex-lateral criticou a qualidade dos campos e a falta de respeito a tradições.
Preocupação com a saúde dos atletas e a qualidade do espetáculo
Filipe Luís destacou que a utilização de grama sintética desvaloriza o produto futebolístico e pode afastar espectadores internacionais. “Que campeonato da Europa tem seis clubes que vão jogar no campo sintético? Isso desvaloriza o produto, faz com que menos espectadores ao redor do mundo queiram assistir (aos jogos)”, questionou.
Para o treinador, a prioridade deve ser a saúde dos atletas, o que, segundo ele, é garantido por gramados naturais de boa qualidade. Ele citou como exemplo a final da Libertadores em Lima, que apresentou um dos melhores gramados onde jogou no ano, e elogiou a qualidade dos estádios no Catar, onde a competição está sendo realizada, como parâmetros a serem seguidos.
Apelo por mais respeito a símbolos nacionais
Além da questão dos gramados, Filipe Luís também abordou a falta de respeito em relação ao hino nacional e ao minuto de silêncio antes das partidas. “Temos que começar pelo básico. Porque ninguém respeita e canta o hino nacional antes dos jogos? Os torcedores dão risada, cantam outra música por cima. Ninguém respeita o minuto de silêncio”, pontuou o técnico.
O treinador enfatizou a importância de resgatar o respeito a esses momentos que antecedem os jogos, considerando-os fundamentais para a cultura e a integridade do esporte. A fala de Filipe Luís levanta um debate sobre a necessidade de melhorias estruturais e culturais no futebol brasileiro, visando um futuro com mais qualidade e respeito.
Próximo desafio do Flamengo
O Flamengo estreia na Copa Intercontinental nesta quarta-feira (10) contra o Cruz Azul, do México. Em caso de vitória, o time carioca avançará para enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal. O Paris Saint-Germain já está garantido na decisão do torneio, marcada para o dia 17.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
