Filipe Martins: internautas pedem liberdade

[Editado por: Marcelo Negreiros]

“Free Filipe” ficou entre os assuntos mais comentados no X, nesta sexta-feira, 25, depois do depoimento do ex-assessor para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, no Supremo Tribunal Federal (STF). Réu na ação penal da operação Tempus Veritatis, ele está em prisão domiciliar desde agosto de 2024, depois de mais de seis meses em regime fechado.

O depoimento foi o primeiro prestado por Martins no processo. Ele é acusado de integrar o chamado núcleo 2 da suposta trama golpista investigada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a denúncia, esse grupo teria atuado na elaboração e na gestão do plano que visava dar um golpe de Estado.

Free FilipeFree Filipe
‘Free Filipe’ esteve entre os mais comentados do X | Foto: Reprodução/ X

Durante sua fala, Martins relatou situações vivenciadas no Complexo Médico Penal de Pinhais (CMP), inclusive os dias em que ficou em uma solitária sem iluminação. Além disso, também afirmou que, por causa das medidas cautelares que precisa cumprir, não consegue ver sua própria filha, que mora em outro Estado, e sua avó, de 99 anos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Atualmente, o ex-assessor usa tornozeleira eletrônica e cumpre outras restrições. Ele vive em Ponta Grossa (PR), com a mulher. “Eu me considero um preso politico com restrições à minha liberdade de expressão”, disse. “Eu não posso ser filmado ou fotografado, não posso dar entrevistas. É a primeira vez que eu falo. Estou esperando há quase dois anos para falar.”

Repercussão do depoimento

As declarações repercutiram nas redes sociais, e uma série de internautas começaram a compartilhar trechos do depoimento e pedidos de liberdade para Martins. Veja algumas publicações:

Políticos também comentaram o depoimento de Martins. Foi o caso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que disse que ele é um “verdadeiro homem” e “verdadeiro cristão”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que “poucos enfrentam a perseguição com tamanha coragem serena — e é justamente essa firmeza que revela os verdadeiros gigantes da história.”

O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) também comentou o depoimento de Martins. “Brilhantes são perigosos demais aos planos da escória”, publicou. “E o que ele fez de errado? O que violou na lei? Absolutamente nada. O ‘crime’ de Filipe Martins é existir — com inteligência, coragem e firmeza sempre foi inspiração. E por isso, tornou-se alvo.”

Filipe Martins contesta acusações

Durante a audiência, Martins negou qualquer envolvimento com a chamada “minuta do golpe”, que teria sido elaborada para justificar uma intervenção militar depois da derrota eleitoral de Bolsonaro em 2022. Ele afirmou que só tomou conhecimento do documento pela imprensa e o classificou como uma “minuta fantasma”.

Leia mais: “Novos documentos enfraquecem denúncias da PGR contra Martins”

O depoimento foi marcado por atritos com o juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que conduziu a audiência no gabinete do ministro do STF Alexandre de Moraes. Em diversos momentos, o juiz interrompeu a fala do réu e alegou que ele estava sendo “circular” e desviando dos fatos.

A prisão de Martins ocorreu em 8 de fevereiro de 2024. A defesa contesta a versão de que ele teria acompanhado Bolsonaro em uma viagem aos Estados Unidos e apresentou indícios de fraude nos registros de imigração apontados pela Polícia Federal.

Saiba mais:


Saiba mais:

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima