Governo Federal Avança no Fim da Escala 6×1
Em um movimento significativo que ecoa pelo cenário político e trabalhista brasileiro, o governo federal anunciou a adoção da escala de trabalho 5×2 para os funcionários terceirizados do Palácio do Planalto. A decisão, divulgada nesta terça-feira, 23, marca um passo importante na pauta pelo **fim da escala 6×1**, que tem ganhado força como uma das principais bandeiras do campo progressista visando as eleições de 2026.
Novas Condições para Terceirizados do Planalto
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, o governo federal comunicou o acordo firmado com as empresas terceirizadas. A partir de agora, trabalhadores das áreas de limpeza, copa e jardinagem no Palácio do Planalto terão direito a folgas aos sábados e domingos. A mensagem ressalta a importância desse avanço, declarando: “O sábado agora é dia de descanso, de casa, de aproveitar a vida e a família. Essa comemoração ainda não é de todo o Brasil. Mas pode e tem que ser em breve”.
O Debate Nacional sobre a Jornada de Trabalho
A discussão sobre o **fim da escala 6×1** teve início com o PSOL e ganhou maior projeção com a atuação de Rick Azevedo, vereador eleito no Rio de Janeiro que centrou sua campanha nesta proposta. Em 2024, a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) também passou a apoiar a iniciativa. Embora o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha incorporado o tema mais tarde, ele refuta a ideia de ter chegado atrasado ao debate. No início deste mês, o Senado Federal aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa justamente a **redução da jornada semanal de 44 para 36 horas**, com limite de oito horas diárias e a possibilidade de organização em até cinco dias por semana, sem cortes salariais. Essa mudança representa um avanço considerável para a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
