Frente fria provoca tempestades pelo Brasil

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Boa parte do país vai lidar com mais um dia chuvoso e de baixas temperaturas, em razão do avanço de uma frente fria. É o que indica a previsão do tempo da empresa Meteored para esta quarta-feira, 24.

Conforme a meteorologia, as serras gaúcha e catarinenses irão registrar temperaturas mínimas que poderão chegar ao 2ºC. Situação que poderá fazer com que essa região registre geadas.

frio no sulfrio no sul
Mapa de temperatura para a manhã desta quarta-feira (24/9/2025) mostra áreas da Região Sul com mínimas próximas de 0°C | Foto: Reprodução/Meteored

A Região Sul não será, contudo, a única a enfrentar condições climáticas adversas devido a uma frente fria. No Centro-Oeste, por exemplo, Mato Grosso do Sul terá, ao longo desta manhã, mínima de 15ºC. O norte sul-mato-grossense, no entanto, vai ter máxima acima dos 30ºC no período da tarde.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Em algumas áreas do Estado de São Paulo, as mínimas do dia serão de 12ºC. Além disso, a previsão do tempo indica chuva e fortes rajadas de vento nesta quarta-feira. Ainda no Sudeste, os termômetros em Minas Gerais e no Rio de Janeiro tendem a marcar 14ºC, sobretudo durante a manhã. Pela tarde, algumas cidades podem ter máximas de até 30ºC.

As baixas temperaturas não serão os únicos efeitos da presença da frente fria sobre o Brasil. De acordo com a Meteored, chuvas irão ocorrer ao longo do dia no Distrito Federal e em 12 Estados:

  1. São Paulo;
  2. Rio de Janeiro;
  3. Espírito Santo;
  4. Minas Gerais;
  5. Goiás;
  6. Mato Grosso do Sul;
  7. Mato Grosso;
  8. Rondônia;
  9. Acre;
  10. Amazonas;
  11. Pará; e
  12. Tocantins.
mapa do brasil frente fria e chuvamapa do brasil frente fria e chuva
Mapa de precipitação para a tarde de quarta-feira (24/9/2025) mostra a previsão de chuvas isoladas para 12 Estados brasileiros | Imagem: Reprodução/Meteored

“As tempestades tendem a ser mais intensas no noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em áreas isoladas de Mato Grosso, de Goiás e do Amazonas”, avisa o meteorologista Denis William, da Meteored. “Nesses locais, a chuva pode provocar transtornos e vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.”

Leia também: “Chegou a primavera: estaremos preparados para as chuvas?”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima