General Vieira faz duras críticas ao governo Lula: “mentiras, alinhamento com tiranos e viagens sem objetivos”

Marco Aurélio Vieira, que foi secretário do Esporte de Bolsonaro, condena a política externa de Lula

A política externa do governo Lula vem sendo alvo de críticas por parte de especialistas e da oposição. O general Marco Aurélio Vieira, ex-comandante da Brigada de Operações Especiais e da Brigada de Infantaria Paraquedista, é um dos que defendem a tese de que as ações do presidente estão prejudicando a imagem do Brasil no cenário internacional.

Em longo artigo publicado no site do Clube Militar, Vieira elenca uma série de motivos para sustentar sua argumentação. Entre eles, destaca-se a comparação feita por Lula entre os ataques de Israel contra o Hamas e o Holocausto, o que gerou uma grave crise diplomática com o país.

O general também critica as viagens internacionais dispendiosas e sem objetivos concretos do presidente, o alinhamento do Brasil com regimes de tiranos comunistas e grupos terroristas, as mentiras públicas sobre dados, fatos históricos e nomes, a falta de retratação pelos erros cometidos e a insistência em argumentos hipócritas.

Vieira adverte ainda que a posição partidária adotada por Lula em um conflito religioso/geopolítico milenar pode trazer problemas para o Brasil. Segundo ele, o presidente é considerado um “anão diplomático” no ambiente dos organismos internacionais e está empenhado em congregar em torno de velhos mantras comunistas algumas nações amputadas em suas liberdades, como Irã, Cuba, Venezuela e Nicarágua.General Marco Aurélio Vieira

Abaixo um resumo das questões levantadas pelo general Vieira em relação à política externa do governo Lula.

Uma série de erros diplomáticos

Um dos principais exemplos citados pelo general é a comparação feita por Lula entre os ataques de Israel contra o Hamas e o Holocausto. Essa declaração gerou uma crise diplomática com Israel, que ainda não foi superada.

Viagens dispendiosas e sem objetivos concretos

O general também critica as viagens internacionais dispendiosas e sem objetivos concretos realizadas por Lula. Segundo ele, essas viagens servem apenas para alimentar o ego do presidente e não trazem nenhum benefício para o país.

Alinhamento com regimes autoritários

Outro ponto criticado pelo general é o alinhamento do governo Lula com regimes autoritários, como Irã, Cuba, Venezuela e Nicarágua. Segundo ele, essa postura coloca em risco a democracia brasileira e prejudica a imagem do país no exterior.

Mentiras e falta de retratação

O general também critica as constantes mentiras de Lula e sua falta de disposição para se retratar pelos erros que comete. Segundo ele, essa postura demonstra falta de caráter e respeito pelo povo brasileiro.

Prejuízos para o Brasil

O general adverte que a política externa insensata e incompetente de Lula está prejudicando o Brasil em diversos aspectos. Segundo ele, o país está perdendo credibilidade no cenário internacional, o que pode dificultar a obtenção de investimentos e acordos comerciais.

Um futuro incerto

O general Marco Aurélio Vieira se mostra pessimista em relação ao futuro da política externa brasileira sob o comando de Lula. Segundo ele, o presidente não demonstra qualquer disposição para mudar sua postura, o que pode levar a um isolamento ainda maior do Brasil no cenário internacional.

General de três estrelas, Marco Aurélio Vieira serviu como secretário de Esporte, de janeiro a abril de 2019, durante o governo Bolsonaro.

Fonte: Clube Militar


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima