Em meio à análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da suposta trama golpista e aos recentes ataques por autoridades norte-americanas ao ministro Alexandre de Moraes, o decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (10/7), para sair em defesa da Justiça brasileira.
Em publicação no X, o ministro defendeu as ações do STF e afirmou que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou “uma tentativa de golpe de Estado em plena luz do dia, orquestrada e planejada por grupos extremistas que se valeram indevidamente da imunidade irrestrita das redes sociais”, fazendo referência aos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.
“Nenhum outro parlamento nacional presenciou, atônito, uma campanha colossal de desinformação perpetrada por empresas de tecnologia que, com expedientes de mentiras e narrativas alarmistas, sabotaram o debate democrático sobre modernização dos marcos regulatórios. Nenhuma outra Suprema Corte no mundo sofreu ataques tão virulentos à honra de seus magistrados, incluindo planos de assassinato arquitetados por facções de grupos eleitorais derrotados”, disse o ministro.
Para Gilmar Mendes, os desafios enfrentados pela Corte são um verdadeiro capítulo inédito na história da resistência democrática.
9 imagens
Fechar modal.
1 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 9
Gilmar Mendes, ministro do STF
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo4 de 9
Ministro do STF, Gilmar Mendes
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo5 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo6 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 9
O ministro do STF Gilmar Medes
Kebec Nogueira/ Metrópoles @kebecfotografo8 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo9 de 9
KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
Leia também
STF: operação contra Júnior Mano foi autorizada por Gilmar Mendes
Para Gilmar Mendes, crise do IOF é “apenas a ponta do iceberg”
Gilmar Mendes ironiza líder do Chega e Eduardo Bolsonaro
Gilmar Mendes: “Estado deve retomar controle contra crime organizado”
Moraes x EUA
Após Donald Trump anunciar uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros, uma deputada norte-americana apelou ao presidente dos Estados Unidos para impor sanções imediatas ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
O apelo ao chefe da Casa Branca foi feito nessa quarta-feira (9/7) pela deputada María Elvira Salazar, uma das parlamentares republicanas que mantém boa relação com representantes do bolsonarismo, a exemplo do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que segue nos EUA.
A deputada pediu que o governo Trump “imponha imediatamente sanções globais Magnitsky a Alexandre de Moraes”, o que incluiria revogar o visto e congelar os bens do ministro do STF nos Estados Unidos.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.