Gilmar Mendes visita obras de nova ferrovia no MT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes visitou na sexta-feira (1º) as obras da Ferrovia de Mato Grosso (FMT), que a empresa Rumo está construindo no estado.

Em post no X neste sábado (2), Mendes elogiou a obra como “empreendimento grandioso, que representa um salto civilizatório na forma como concebemos o desenvolvimento regional”.

Segundo informações do empreendimento, serão cerca de 740 km de extensão, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios mato-grossenses, o que inclui um ramal para Cuiabá.

Na primeira etapa, a Rumo vai investir aproximadamente R$ 5 bilhões, do km 0 até o terminal da BR-070, que será entregue em 2026.

“Mais que escoar a produção do agronegócio, o projeto impulsiona cadeias industriais, reduz as emissões de CO?, diminui custos logísticos e fortalece a competitividade do Brasil no cenário global. Parabéns à Rumo, ao governo de Mato Grosso e a todos os envolvidos!”, escreveu Mendes.

A visita e presença de Mendes em obras ou inauguração de empreendimentos públicos despertam críticas: em dezembro, quando o ministro do STF participou da entrega dos primeiros 100 km duplicados da BR-163, entre as cidades de Diamantino e Nova Mutum, no Mato Grosso, a ONG Transparência Internacional criticou o juiz numa publicação no X.

“É estarrecedor que um ministro do Supremo Tribunal Federal e o presidente do Tribunal de Contas da União participem de ato político de inauguração de obra. Apequenam o mais importante órgão de controle e o tribunal constitucional do Brasil”, afirmou a Transparência Internacional.

[Gazeta do Povo]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima