Gleisi: é “escárnio” usar bandeira do Brasil para apoiar “traidores”

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou ser um “escárnio” utilizar bandeiras do Brasil para o que considera “atos de apoio aos traidores da pátria”. A articuladora política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às manifestações bolsonaristas realizadas no último domingo (3/8), que tiveram o ministro Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal (STF) com principais alvos, mas também miraram em Lula.

“Chega a ser um escárnio levar bandeiras do Brasil para os atos de apoio aos traidores da pátria. Uma ofensa ao símbolo do país, que está sendo chantageado pelo tarifaço Bolsonaro e pelos ataques de Trump ao Judiciário e à soberania nacional. Nunca foram patriotas, e isso está cada vez mais claro”, escreveu Gleisi no X, antigo Twitter.

As manifestações em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreram em meio à confirmação da taxação de 50% a produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O norte-americano disse haver uma “caça às bruxas” ao aliado no Brasil, referindo-se aos inquéritos contra o ex-mandatário.

10 imagensDeputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em ato bolsonarista na Avenida PaulistaValdemar da Costa Neto, presidente do PL, participa de ato bolsonarista na Avenida PaulistaFechar modal.1 de 10

Fotos: Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo2 de 10

Fotos: Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo3 de 10

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em ato bolsonarista na Avenida Paulista

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua4 de 10

Fotos: Michael Melo/Metrópoles
@michaelmelo5 de 10

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 10

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, participa de ato bolsonarista na Avenida Paulista

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua7 de 10

Deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL), líder da oposição na Câmara Federal, durante ato bolsonarista na Paulista

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua8 de 10

Manifestantes participam de ato bolsonarista na Avenida Paulista3

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua9 de 10

Pastor Silas Malafaia, organizador do ato Reaja Brasil, no carro de som durante manifestação bolsonarista na Avenida Paulista

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua10 de 10

Apoiadores de Jair Bolsonaro fazem manifestação na Avenida Paulista

FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES @fabiovieirafotorua

Bolsonaro não participou, pois uma das medidas restritivas impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes é que ele permaneça em casa às noites de dias de semana e também aos fins de semana e feriados. Ele foi representado nas ruas pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho, e por aliados como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Os manifestantes usaram as tradicionais roupas amarelas, com bandeiras do Brasil. Alguns tinham em mãos bandeiras dos Estados Unidos, em alusão à sanção imposta por Trump em defesa de Bolsonaro. Os aliados do ex-presidente foram às ruas em 62 cidades de todo o país, com mobilização maior em São Paulo.

A pauta das mobilizações também inclui o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro participou por videochamadas e assistiu aos atos em Brasília, transmitido por uma assessora, no Rio, pelo filho Flávio Bolsonaro (PL-SP), e em Belém, pela mulher, Michelle. O PT tem apostado no tarifaço como maneira de desgastar não somente o ex-presidente, como também aliados próximos.

[Metrópoles]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima