O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), parabenizou nesta segunda-feira (29/9) o ministro Edson Fachin pela posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Parabenizo o Ministro Edson Fachin pela posse na Presidência do STF e do CNJ. A Câmara dos Deputados reafirma o compromisso com a cooperação e o diálogo institucional entre os Poderes. Trabalhar com equilíbrio e harmonia é fundamental para o desenvolvimento e a estabilidade do nosso Brasil”, escreveu o parlamentar no X (antigo Twitter).
A solenidade, realizada em Brasília, contou com a presença de autoridades dos três Poderes. Entre elas, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o próprio Hugo Motta, além dos ministros do STF.
17 imagens
Fechar modal.
1 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto3 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto4 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto5 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto6 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto7 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto8 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto9 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto10 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto11 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto12 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto13 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto14 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto15 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto16 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto17 de 17
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Fachin assume a chefia da Corte para o biênio 2025-2027, tendo como vice-presidente o ministro Alexandre de Moraes. Os dois foram eleitos em agosto e já trabalharam juntos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também como presidente e vice. O novo presidente do Supremo sucede Luís Roberto Barroso, que esteve à frente do tribunal nos últimos dois anos.
Discurso
Em seu discurso de posse, Fachin destacou a necessidade de preservar a separação entre direito e política. “Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao direito, o que é do direito. À política, o que é da política”, afirmou.
Leia também
STF: novo presidente Fachin defende separação entre direito e política
Posse: Fachin diz que STF tem “dever de garantir ordem constitucional”
Fachin escolhe Cármen para fazer discurso de homenagem em posse no STF
Com perfil discreto, Fachin toma posse como presidente do STF nesta 2ª
Ele também reforçou o papel da democracia e da Justiça como pilares de convivência. “Mesmo no dissenso e no conflito, conviver sem renunciar à paz. É a democracia que materializa esse ideal; sem embargo, é a institucionalidade e a Justiça que o tornam possível. Era o lema de Dalmo Dallari na Comissão de Justiça e Paz: se queres a paz, trabalha pela Justiça”, acrescentou.
O novo presidente
Indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Fachin integra a Corte desde junho de 2015. Com perfil discreto e técnico, é conhecido pela postura serena e cordial, em contraste com a gestão de Barroso, marcada por maior presença pública e linguagem acessível.
À frente do TSE em 2022, o ministro atuou na defesa da segurança do processo eleitoral e no combate à desinformação. Na época, enfrentou pressões políticas pelo voto impresso e afirmou que iria lutar contra o “populismo autoritário” e ataques institucionais à Justiça Eleitoral.
Com o novo cargo, Fachin acumula também a presidência do CNJ, órgão responsável pelo controle administrativo e disciplinar do Judiciário.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.