
O Governo Federal oficializou mudanças na direção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, na Paraíba. O novo dirigente do órgão é Fred Queiroga, aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do pai dele, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos).
Fred assume o lugar de Irlen Guimarães Filho, que ocupava o espaço por indicação do senador Efraim Filho, líder do União Brasil. A saída de Fred já era aguardada com a aliança firmada entre o senador e o Partido Liberal (PL) visando as eleições de 2026.
De acordo com o jornal O Globo, o novo superintendente é assessor de Hugo Motta e será coordenador da campanha de Nabor Wanderley ao Senado. A posse está prevista para o dia 1º de setembro.
Mudança já era aguardada

As mudanças na Codevasf já eram aguardadas.
No fim de julho, no mesmo dia em que oficializou a aliança com o PL para ser candidato ao Governo do Estado em 2026, Efraim colocou os cargos “à disposição do Governo Federal”. A declaração dele para a CBN João Pessoa repercutiu em âmbito nacional.
Nas redes sociais, Irlen disse que encerra uma etapa “com a certeza do dever cumprido”. “Ao encerrar minha jornada de dois anos como superintendente regional da Codevasf na Paraíba, levo comigo a certeza de que nosso trabalho deixou marcas reais na vida de milhares de paraibanos”.
Outro aliado de Efraim que entregou o cargo foi Jackson Silva, que ocupava a Superintendência dos Correios.
A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável das regiões do Semiárido brasileiro e de outras áreas com potencial de crescimento. A atuação da empresa abrange projetos de irrigação, abastecimento de água, apoio à agricultura familiar e o fomento a iniciativas de infraestrutura, com destaque para o Nordeste.
[Jornal da Paraiba]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.