Inteligência artificial detecta 100% dos casos de câncer de pele

Uma tecnologia anunciada nesta quinta-feira (12/10) demonstrou uma efetividade quase perfeita na detecção de vários tipos de câncer de pele. No caso do melanoma, a forma mais grave desse tipo de tumor, a inteligência artificial (IA) conseguiu identificar todos os casos com precisão. Os pesquisadores conduziram testes com 22,5 mil pacientes suspeitos de câncer de pele nos últimos dois anos, apresentando o software no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia em Berlim.

Dos 59 pacientes com melanoma, a máquina identificou corretamente todos eles. Além disso, a IA detectou corretamente 99,5% (189/190) de todos os cânceres de pele e 92,5% (541/585) das lesões pré-cancerígenas nos pacientes avaliados. A tecnologia analisa o formato, coloração e densidade das manchas na pele dos voluntários por meio de imagens, comparando-as com um banco de fotografias para determinar quais requerem preocupação.

O dermatologista Kashini Andrew, autor principal do estudo, destaca que essa tecnologia economizou recursos e acelerou os diagnósticos. A versão mais recente do software evitou mais de mil consultas presenciais entre abril de 2022 e janeiro de 2023, permitindo que os médicos dediquem mais tempo aos pacientes que necessitam de atenção urgente.

Os pesquisadores ressaltam que a máquina não opera isoladamente. Todos os casos avaliados pela IA recebem uma segunda opinião de um médico dermatologista, o que permitiu, por exemplo, identificar um caso de câncer que a máquina não detectou. Embora seja uma grande promessa para o futuro, enfatiza-se que a IA não deve ser utilizada como uma ferramenta autônoma para a detecção do câncer de pele e que não substitui a consulta com dermatologistas.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima