Itamaraty manda monitorar flotilha rumo à Faixa de Gaza

[Editado por: Marcelo Negreiros]

A movimentação da Flotilha Global Sumud em direção à Faixa de Gaza levou o Itamaraty a divulgar uma nota oficial nesta quinta-feira, 18, na qual demonstra preocupação com a viagem das embarcações que pretendem criar um corredor humanitário e desafiar o bloqueio imposto por Israel na região. A ativista do clima Greta Thunberg é uma das líderes da comitiva.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Ministério de Relações Exteriores destacou que cidadãos do Brasil, inclusive parlamentares, integram o grupo a bordo de diferentes barcos. Segundo o comunicado, o país pede que Israel respeite as normas de direito internacional e humanitário, garantindo a segurança de civis e das embarcações envolvidas na missão de caráter pacífico e humanitário.

Atenção especial a brasileiros e monitoramento diplomático

O documento informou ainda que as embaixadas brasileiras no Oriente Médio receberam orientações específicas para monitorar a situação e estão disponíveis para prestar apoio aos brasileiros que participam da iniciativa. “As embaixadas do Brasil na região foram instruídas a acompanhar o tema e permanecem a postos para a prestação de apoio aos nacionais brasileiros”, diz a nota.

Na terça-feira 16, o governo do Brasil, ao lado de outros 15 países, já havia publicado um pedido conjunto para que a frota em missão humanitária fosse protegida. As embarcações relataram ataques ao longo das últimas semanas, aumentando o clima de apreensão.

O ativista João Aguiar, responsável pela delegação brasileira na flotilha, relatou em entrevista ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo que mantém contato diário com o Itamaraty. Ele afirmou que os participantes ouvem drones todas as noites. “Existem dois tipos de drones, os de observação e os de ataque”, explicou João Aguiar. “Todas as noites escutamos esses drones que nos observam.”

Tentativa fracassada

Em junho, uma flotilha da qual faziam parte Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila foi interceptada por Israel, que deportou os ativistas imediatamente.

Greta Thunberg navio Madleen GazaGreta Thunberg navio Madleen Gaza
Greta Thunberg no ‘iate das selfies’ com outros 11 ativistas – junho/2025 | Foto: Reprodução/Instagram Greta Thunberg

O governo israelense ironizou a iniciativa e chamou a flotilha de “iate das selfies”.

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima