Joe Biden faz cirurgia para remover células de câncer de pele

[Editado por: Marcelo Negreiros]

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, passou por uma cirurgia para retirada de células cancerígenas da pele e apresenta boa recuperação. Um porta-voz do Partido Democrata confirmou a informação à emissora NBC nesta quinta-feira, 4.

A intervenção realizada, chamada cirurgia de Mohs, é um método amplamente utilizado para tratar os tipos mais comuns de câncer de pele. O procedimento consiste em remover sucessivas camadas finas de pele, a fim de eliminar completamente as áreas afetadas pela doença.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O ex-presidente já havia passado por um diagnóstico de câncer de próstata agressivo com metástase nos ossos poucos meses antes desse procedimento dermatológico. “Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um manejo eficaz”, afirmou a equipe de Biden na época.

Joe Biden ao lado de sua mulher e gato de estimação | Foto: X/ReproduçãoJoe Biden ao lado de sua mulher e gato de estimação | Foto: X/Reprodução
Joe Biden ao lado de sua mulher e gato de estimação | Foto: X/Reprodução

Durante um exame físico de rotina em 2023, ainda no exercício da presidência, Biden teve uma lesão de pele retirada, identificada posteriormente como carcinoma basocelular. Ele encerrou seu mandato em janeiro, tornando-se o presidente mais velho na história dos Estados Unidos.

No período em que esteve na Casa Branca, Biden enfrentou questionamentos recorrentes sobre sua saúde e idade, fatores que influenciaram sua decisão de não buscar a reeleição. Sua então vice-presidente, Kamala Harris, disputou a sucessão, mas foi derrotada por Donald Trump.

Biden faz poucas aparições públicas depois do mandato

Desde que deixou a presidência, Biden optou por uma agenda mais reservada, com poucas aparições públicas. Depois de perder o filho Beau para um câncer cerebral em 2015, Biden passou a direcionar esforços da etapa final de sua carreira política ao incentivo à pesquisa sobre o câncer.

O câncer de próstata, comum entre homens idosos, geralmente avança lentamente, mas pode se manifestar de forma agressiva e atingir outros órgãos, como os ossos. Entre os sintomas mais frequentes estão dor, dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária e presença de sangue na urina ou sêmen.

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima