[Editado por: Marcelo Negreiros]
A repercussão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) dominou as redes sociais nesta quinta-feira, 11, principalmente pela expectativa em torno do voto da ministra Cármen Lúcia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Usuários divulgaram memes enquanto aguardam o posicionamento da magistrada, que pode ser decisivo para o resultado do processo. O placar parcial indica dois votos favoráveis à condenação contra um pela absolvição de Bolsonaro.
Cármen Lúcia abre a sessão desta quinta-feira, 11, seguida pelo presidente do colegiado, Cristiano Zanin, ainda sem voto declarado. O ministro Alexandre de Moraes, relator, e Flávio Dino, já optaram pela condenação, enquanto Luiz Fux divergiu. Este votou pela absolvição em todos os cinco crimes atribuídos ao ex-presidente.
Os memes de Cármen Lúcia nas redes


A Carmen Lúcia assim pro Fux: pic.twitter.com/GDnTpoAqEw
— Gab Cavalhieri (@gabcavalhieri) September 11, 2025
entrando toda hora aqui p ver se a carmen lucia ja fez historia
— skyzofrenia (@imashlynx) September 11, 2025
a Carmen Lucia chegando assim no supremo hoje pic.twitter.com/bEzWy2OWhx
— o espanta bucetões (@pedrxsxcht) September 11, 2025
Detalhes dos votos e reações das redes
Na sessão desta quarta-feira, 10, Fux sustentou seu voto de absolvição a Bolsonaro das acusações de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A 1ª Turma do STF julga Jair Bolsonaro e outros sete acusados por uma suposta tentativa de golpe de Estado. As defesas já apresentaram suas sustentações orais e o julgamento segue com os votos dos ministros. Os votos de Moraes e Dino ocorrem na terça-feira 9.
Durante a sessão anterior, Fux dedicou 12 horas para fundamentar seu posicionamento. Ele condenou apenas Mauro Cid e Braga Netto por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. Para os demais réus, o ministro considerou não haver provas suficientes para condenação, além de falta de competência do STF para a análise.
Além de Bolsonaro, o julgamento envolve Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Todos respondem a acusações formuladas pela Procuradoria-Geral da República relacionadas aos cinco crimes.
Leia também: “Teatro supremo”, reportagem de Silvio Navarro e Cristyan Costa publicada na Edição 286 da Revista Oeste
A expectativa é que a decisão final, incluindo a dosimetria das penas, ocorra até esta sexta-feira, 12. Caso haja condenação, cada réu receberá pena conforme sua participação. No caso de Jair Bolsonaro, a condenação pode variar de 12 a 43 anos de prisão, com início do cumprimento apenas depois do trânsito em julgado.
[Oeste]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

