O papa Leão XIV já visitou o Brasil em duas oportunidades. Eleito o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8/5), Robert Francis Prevost, de 69 anos, esteve em terras brasileiras em missões como Padre-Geral dos Agostinianos.
As visitas do então cardeal Prevost aconteceram em 2012 e 2013, informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Santo Padre visitou as cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).
Leão XIV estava com uma nova viagem marcada para o Brasil neste ano, para participar da da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceria entre os dias 30 de abril a 9 de maio. O Santo Padre iria realizar uma pregação no retiro.
O evento foi cancelado em virtude do falecimento do papa Francisco. A assembleia foi remarcada para 2026.
Todavia, em fevereiro, Prevost recebeu a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Dicastério para os Bispos, durante a visita anual à Cúria Romana.
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (8/5), o secretário-geral Dom Ricardo Hoepers, detalhou a proximidade de Leão XVI com o Brasil. “É preciso destacar que o então Cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada, durante nossa Assembleia Geral, para pregar no retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou”.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.