google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Léo Batista: conheça causas e sintomas da trombose

O jornalista e locutor esportivo Léo Batista, de 92 anos, está internado em estado grave no hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Informações preliminares apontam que a internação estaria relacionada a complicações de saúde em decorrência de um quadro de trombose.

Léo Batista, conhecido por sua Voz Marcante, é um dos funcionários mais antigos da Globo. Contratado em 1970, foi um dos primeiros âncoras do Globo Esporte e do Jornal Hoje. Em 2022, ganhou um documentário intitulado “Voz Marcante”, produzido pelo SporTV.

O que é trombose?

A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais veias profundas, geralmente nas pernas ou coxas, bloqueando o fluxo de sangue.

“O perigo surge quando o coágulo se desprende, movimentando-se na corrente sanguínea. Nesse processo, chamado embolia, o coágulo pode ficar preso no cérebro, pulmões, coração ou outra área, causando lesões graves” explica o médico Juan Carlos Boado, diretor técnico do Hospital Bom Pastor, em Rondônia.

De acordo com o médico, a trombose pode levar a complicações graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). “Apesar da gravidade, nem sempre os sintomas são evidentes. Por isso, é necessário realizar estratégias de prevenção desde cedo”, completa Boado.

Sintomas da trombose

Entre os sinais de alerta que podem indicar trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, destacam-se:

  • Inchaço repentino nas pernas, especialmente após cirurgias ou viagens longas;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar inexplicável;
  • Cansaço extremo sem motivo aparente.

“Esses sintomas devem ser considerados emergências. Ao identificar, procure atendimento especializado. O diagnóstico precoce da trombose é vital para evitar complicações”, destaca O cirurgião vascular Clayton de Paula,  do Hospital e Maternidade São Luiz Osasco, da Rede D’Or.

O diagnóstico pode ser realizado por meio de exames como o ultrassom vascular com doppler, que faz a análise do fluxo sanguíneo nas veias e artérias.

Fatores de risco

A trombose ocorre, geralmente, por falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Segundo o Ministério da Saúde, apesar de o problema atingir principalmente as mulheres, os homens também podem ter trombose.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da trombose inclui medicamentos anticoagulantes e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas, como a inserção de filtros na veia cava ou embolectomias.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

//www.instagram.com/embed.js


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima