Lula alfineta ACM Neto: “Gente branca querendo passar por negro”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, durante agenda em Minas Gerais, nesta quinta-feira (4/9). Em conversa com influenciadores mineiros, o petista relembrou a polêmica envolvendo o ex-prefeito de Salvador, que se autodeclarou pardo nas últimas eleições.

Lula afirmou que “tem gente branca querendo passar por negro” e citou o caso de ACM, que é neto do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães. Para o chefe do Planalto, o político do União buscava angrariar votos da população negra.

“Hoje, tem gente branca querendo passar por negro. O filho do Antônio Carlos Magalhães na Bahia, na campanha, se autodenominou negro na perspectiva de ter o voto da maioria do povo baiano, que é negro”, destacou.

A declaração ocorre no momento em que as relações entre o governo Lula e o União se acirram. Na terça-feira (2/9), a direção da sigla, junto ao PP, anunciou o rompimento institucional com o Executivo e determinou que filiados que ocupam cargos no governo entreguem os postos.

A medida atinge, sobretudo, os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e do Esporte, André Fufuca (PP-MA), que correm risco de expulsão caso se mantenham nos cargos.

Relembre o caso

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto causou polêmica nas eleições de 2022 ao se autodeclarar pardo no registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o político disputava o governo da Bahia.

O caso gerou repercussão nas redes sociais. À época, o então candidato chegou a gravar um vídeo mostrando um documento oficial que o colocava como pardo.

[Metrópoles]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima