Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão reagindo com críticas aos discursos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que saíram em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sancioando via Lei Magnitsky pelo governo dos Estados Unidos.
Moraes e colegas, como o ministro Gilmar Mendes, direcionaram falas duras durante a abertura do semestre do Judiciário, nesta sexta feira (1/8), contra quem atuou nos EUA pelas sanções ao Brasil, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o youtuber Paulo Figueiredo.
Em seu discurso, Moraes disse que irá ignorar a ofensiva do governo de Donald Trump e seguir com a tramitação da ação penal que investiga a suposta trama golpista e chamou de “patéticas” as tentativas de derrubar ministros da Corte.
As reações
O líder da bancada do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou a postura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defender o ministro do Supremo. “Eu nasci pra ver um ministro indicado pelo ‘golpista’ Michel Temer ser defendido pelos ESQUERDISMO!”.
Eu nasci pra ver a ESQUERDA defender o STF, o mesmo STF que condenou o Lula por corrupção!!
Eu nasci pra ver um ministro indicado pelo “golpista” Michel Temer ser defendido pelos ESQUERDISMO!
Este o governo da SUPREMAESQUERDA!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) August 1, 2025
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou uma imagem com parlamentares da esquerda segurando cartazes contra a indicação de Moraes ao Supremo em 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB). O deputado mineiro também disse “fora Moraes e Lula” e convocou apoiadores aos atos de 3 de agosto.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 1, 2025
O pastor Silas Malafaia, aliado de primeira hora de Bolsonaro, disse que Moraes “está sentindo um pouco do mal que praticou contra centenas de pessoas” e disse que o magistrado é “cínico e covarde” por criticar sanções impostas a seus familaires. Em 18 de julho, o Departamento de Estado norte-americano suspendeu os vistos do ministro e dos seus familiares diretos.
ALEXANDRE DE MORAES . DEIXA DE SER CINICO E COVARDE ! Está reclamando que é uma covardia sanções que podem vir sobre sua família . Você , por 2 vezes , bloqueou as contas da filha de 15 anos de idade do Oswaldo Eustáquio . Ameaçando a mãe de prisão se a garota descumprisse suas…
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) August 1, 2025
Gustavo Gayer (PL-GO), deputado federal, publicou uma imagem gerada por IA que transforma a estátua Justiça, que fica em frente ao STF, com o rosto de Moraes reproduzindo o gesto obsceno que o magistrado fez durante uma partida de futebol na quarta-feira. Ao fundo, figuras que representam outros ministros aparecem curvados atrás da estátua, cujo busto tem a escrita “perdeu, manés”.
Já Paulo Figueiredo reagiu postando nas redes que “Se Eduardo e eu somos crimimosos, logo, Donald Trump, Marco Rubio, Scott Bessent e tantos outros são os cabeças da quadrilha?”.
Articulação da oposição
Como mostrado pelo Metrópoles, Alexandre de Moraes é alvo de ao menos 13 pedidos de impeachment protocolados no Senado nos últimos dois anos. A medida é citada como prioritária pela oposição e deverá ser um dos temas discutidos na retomada das atividades legislativas na próxima semana.
Moraes foi sancionado pelo governo de Donald Trump por supostas “prisões arbitrárias” e por “perseguição de opositores”. A aplicação da lei Magnitsky é ventilada e defendida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os EUA em março.
Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes criticou o filho “03” de Bolsonaro e disse que a articulação representa “um verdadeiro ato de lesa pátria”.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.