Ministério da Educação concede autorização ao Instituto Iter para oferta de pós-graduação
O Instituto Iter, empresa que conta com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, entre seus sócios, obteve autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos de pós-graduação. A liberação ocorreu nos últimos dias de 2025, com a homologação assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 23 de dezembro, após aprovação unânime do Conselho Nacional de Educação (CNE) em setembro.
Iter já faturou milhões e tem convênio internacional
A empresa, fundada em novembro de 2023 quando Mendonça já era ministro do STF, rapidamente se transformou de sociedade limitada para sociedade anônima de capital fechado. Em pouco mais de um ano de atividade, o Instituto Iter já faturou **R$ 4,8 milhões** em contratos com instituições públicas. A autorização para atuar no ramo de ensino superior foi baseada em uma resolução de 2018 do CNE, que permite a oferta de pós-graduação por “instituições relacionadas ao mundo do trabalho de reconhecida qualidade”.
Curso aprovado e justificativas do CNE
O curso que será oferecido pelo Iter é a especialização em “Gestão Avançada em Licitações e Contratos Administrativos: Prática, Governança e Direito Comparado”, com validade de cinco anos. Em seu despacho, o CNE destacou que o Instituto Iter, fundado em 2024, já capacitou **mais de 700 alunos**, entre profissionais do setor público e privado, com mais de 20 cursos livres. O CNE considerou que esses elementos conferem à instituição a **qualificação necessária**.
Como resultados “concretos e relevantes” que justificaram a permissão, o CNE citou o investimento do Iter em sede própria, um convênio internacional com a Universidade de Salamanca (Espanha) – local onde André Mendonça estudou –, e dezenas de convênios firmados com instituições públicas e privadas. A notícia surge em um momento em que o próprio ministro relata uma ação na qual a Fiesp, também conveniada ao Iter, figura como parte interessada.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
