A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro admitiu que o seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cometeu deslizes em falas na época em que era presidente da República, mas afirmou que ele não cometeu crimes de corrupção. A fala foi dita durante um discurso em um evento no PL Mulher, em Ji-Paraná (RO), neste sábado (27/9).
“Meu marido era um diamante no Congresso, um brutão, que com o tempo foi lapidado, normal, tá certo! A gente tem que procurar evoluir sim, crescer, falou algumas coisas, talvez não tenha conseguido colocar as palavras certas, mas é um homem honesto que não rouba, não mete a mão em dinheiro de aposentado”, afirmou a ex-primeira-dama.
Enquanto era presidente, em 2020, Bolsonaro teve falas polêmicas sobre diversos temas. Na época da pandemia da Covid-19, ele chegou a dizer que não era “coveiro”, ao ser questionado por uma jornalista sobre as mortes causadas pela doença.
Em outro momento, em 2022, ele disse que havia “pintado um clima” entre ele e meninas venezuelanas menores de idade: “Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando.”
A fala sobre meninas venezuelanas repercutiu não só no Brasil, como no mundo inteiro. Em julho deste ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou o ex-presidente por violação de direitos infantis e danos morais coletivos, por causa da fala.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.