Milei impulsiona candidatura de Flávio Bolsonaro com postagem, mas apoio na direita se restringe a bolsonaristas

Milei impulsiona candidatura de Flávio Bolsonaro com postagem, mas apoio na direita se restringe a bolsonaristas

Bolsonaristas tentam manter pré-candidatura de Flávio Bolsonaro após carta de Jair Bolsonaro

A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República em 2026 ganhou um impulso inesperado com o compartilhamento do presidente argentino, Javier Milei. Milei repostou em sua conta no X uma publicação de Flávio, na qual o senador aparece lendo uma carta escrita por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A carta, divulgada no dia em que Bolsonaro passou por uma cirurgia em Brasília, lança Flávio como seu sucessor na disputa pelo Palácio do Planalto.

A postagem de Flávio, que expressou emoção ao receber a carta do pai, destacando “fé, confiança e responsabilidade” e a missão de “seguir no caminho certo pelo Brasil”, foi amplificada por Milei. Em outra publicação, Flávio Bolsonaro escreveu em espanhol, com a legenda “Vamos libertar o Brasil e toda a América do Sul. Socialismo nunca mais! Basta!.”, reforçando a aliança com o líder argentino.

Carta de Bolsonaro e repercussão restrita na direita

A carta de Jair Bolsonaro, redigida antes de sua intervenção cirúrgica para tratar uma hérnia inguinal bilateral, foi interpretada por alguns como uma alusão bíblica, comparando a entrega de seu filho a uma missão divina. “Entrego o que há de mais importante na vida de um pai, o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil”, declarou o ex-presidente no documento.

Apesar do apoio entusiástico de figuras como o deputado cassado Eduardo Bolsonaro, que agradeceu a Milei com bandeiras do Brasil e da Argentina, e do deputado Mario Frias (PL-SP), que afirmou que Flávio “carrega a voz de milhões, sustenta valores, honra uma história escrita sob perseguição e coragem”, o apoio à pré-candidatura de Flávio parece não ter ecoado em outros setores da direita e do Centrão. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), manifestou apoio, mas o cenário político indica um racha na direita sobre a sucessão presidencial de 2026.

Cirurgia de Bolsonaro e próximos passos

Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia de quatro horas, que, segundo o boletim médico do Hospital DF Star, ocorreu sem intercorrências. O ex-presidente deve permanecer internado por cinco a sete dias e poderá precisar de um novo procedimento para tratar soluços na próxima semana. Enquanto Bolsonaro se recupera, seus aliados mais próximos, como o filho Flávio, tentam capitalizar o momento para fortalecer a pré-candidatura, buscando consolidar o apoio em meio a um cenário político ainda incerto para as eleições de 2026.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima