Monkees: os Beatles de laboratório

[Editado por: Marcelo Negreiros]

No meio da década de 1960 a fama dos Beatles estava crescendo a um ponto que produtores de TV nos EUA resolveram criar uma série com uma banda fictícia – The Monkees. Seus membros – Peter Tork, Micky Dolenz, Michael Nesmith e Davy Jones – não se conheciam previamente e foram escolhidos em testes.

A série, criada pelo cineasta Bob Rafelson, foi um sucesso instantâneo. Os quatro Monkees tinham talento e senso de humor. No princípio fingiam que tocavam a música que era produzida por instrumentistas de estúdio. Com o tempo foram se aperfeiçoando e passaram a fazer shows ao vivo. Emplacavam um sucesso após o outro: “Last Train to Clarksville”, “A Little Bit Me, A Little Bit You”, “I’m a Believer” etc.

YouTube videoYouTube video

Em 1968 Bob Rafelson decidiu fazer um longa metragem com o quarteto. Um jovem ator chamado Jack Nicholson foi o encarregado de escrever o roteiro. O filme, chamado Head (“Os Monkees Estão à Solta”) acabou se tornando uma obra prima do cinema anárquico, usando a própria Hollywood como tema. Nunca mais o cinema foi tão livre.

Head está disponível em versão completa (com som original). Monkees, a série, está disponível pelo streaming Oldflix.

Leia também: “O problema é resolvido pela arte, e não pela ciência”, artigo publicado na Edição 287 da Revista Oeste

YouTube videoYouTube video

Leia também:

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima