Moraes autoriza exames médicos para Bolsonaro na PF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a realizar exames médicos na Superintendência da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal, onde ele se encontra detido. A decisão atende a um pedido da defesa para que um médico especialista possa ingressar nas dependências da PF com equipamento portátil de ultrassom.
O objetivo é a realização de ultrassonografias nas regiões inguinais, direita e esquerda de Bolsonaro. Em sua decisão, publicada neste sábado, 13, Moraes destacou que, conforme determinações anteriores, as visitas médicas ao ex-presidente não exigem comunicação prévia.
Perícia solicitada para decidir sobre cirurgias
Na semana passada, a defesa de Jair Bolsonaro havia solicitado que ele fosse transferido do cárcere da PF para o hospital DF Star, em Brasília, a fim de passar por duas cirurgias. Uma delas seria para tratar um quadro de soluços persistentes, e a outra, para lidar com complicações de uma hérnia inguinal.
Contudo, Alexandre de Moraes determinou a realização de uma perícia médica oficial pela PF antes de decidir sobre a autorização das cirurgias. O laudo pericial tem o prazo de 15 dias para ser apresentado ao STF.
Avaliação médica e atendimento contínuo
No despacho, o ministro ressaltou que, na data de sua prisão em 22 de novembro, Bolsonaro foi submetido a um exame médico-legal. Essa avaliação inicial não indicou “qualquer condição médica que indicasse a necessidade de imediata intervenção cirúrgica”.
Moraes afirmou ainda que, desde a prisão, “não houve nenhuma notícia de situação médica emergencial ocorrida com Jair Messias Bolsonaro”. O ex-presidente conta com atendimento médico integral na superintendência da PF em Brasília, em regime de plantão. O ministro também pontuou que “os exames médicos apresentados pela defesa não são atuais, sendo que o mais recente foi realizado há 3 (três) meses, sem que à época os médicos tenham indicado necessidade de imediata intervenção cirúrgica”.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
