Moraes e seus apoiadores receberão ‘punições severas’

[Editado por: Marcelo Negreiros]

O deputado republicano Rich McCormick, que representa a Georgia (EUA), subiu o tom com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e os “apoiadores” do juiz do STF.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Um dia depois do desfecho do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, por suposta tentativa de golpe de Estado, McCormick prometeu “punição severa” para os que permitem abusos no Judiciário e no Congresso brasileiros.

McCormick classificou a condenação de Bolsonaro a 27 anos de cadeia como “injusta” e se referiu à 1ª Turma do STF como um colegiado “fraudado”.

Leia mais: “Três homens, uma mulher e um destino”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 287 da Revista Oeste

Ele mencionou Moraes como “violador de direitos humanos sancionado e conhecido odiador de Bolsonaro”. Também criticou os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, os quais associou ao presidente Lula. O primeiro atuou, no passado, como advogado do petista em processos da Lava Jato, enquanto o segundo ocupou o cargo de ministro da Justiça.

Deputado que criticou Moraes se opõe ao STF

óvnis euaóvnis eua
Congresso dos EUA. Imagem | Reprodução

Em tom contundente, McCormick chamou os integrantes do STF de “bandidos criminosos” e negou que mereçam ter o reconhecimento de “seres humanos decentes”.

O deputado norte-americano destacou o voto do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro e outros seis acusados. McCormick elogiou o magistrado por, segundo ele, ter tido “coragem de chamar a acusação do que o mundo já sabe que é: guerra política com o objetivo de destruir um homem inocente”.

O histórico de críticas de McCormick a Moraes não é recente. Em fevereiro deste ano, o congressista já havia declarado nas redes sociais que o juiz usava “a Justiça como arma para fraudar as eleições” e chamou as acusações contra Bolsonaro de “perseguição política, assim como foi feito com o presidente Trump”.

YouTube videoYouTube video

Leia também: “Um voto supremo”, reportagem de Silvio Navarro e Cristyan Costa publicada na Edição 287 da Revista Oeste

Na mesma plataforma, Jair Bolsonaro agradeceu publicamente o apoio do parlamentar dos EUA, onde declarou que aprecia “sua solidariedade e consideração”. Ainda em fevereiro, McCormick se reuniu nos Estados Unidos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e publicou imagem ao lado do brasileiro, com a mensagem de que o mundo não deveria “fechar os olhos” para as “ameaças às liberdades” no Brasil.

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima