O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão de três foragidos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O magistrado expediu mandados de prisão à Polícia Federal (PF) contra José Adriano Diduch, Rodrigo Raul Pereira Tara e Diego Guanabara Corrêa Scalona. Os três são considerados foragidos no âmbito do 8/1.
José foi condenado a 17 anos de prisão por participação direta nos atos. Ele chegou a ser baleado por policiais militares após entrar em luta corporal contra uma tropa, contribuindo para afundar o capacete de uma policial com golpes de barra de ferro. Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o réu participou da invasão às sedes dos Três Poderes.
Leia também
Tarcísio aguarda nova decisão do STF para visitar Jair Bolsonaro
CPMI do INSS quer autorização do STF para fechar delação premiada
Motta enfrenta desafio para alinhar anistia com governo, STF e Senado
PCPR investiga homem que xingou e cuspiu em filha de ministro do STF
Rodrigo foi sentenciado a 14 anos de prisão e havia postado fotos dos atos de 8/1. Condenado pela Primeira Turma do STF, negou em redes sociais ter invadido os prédios, mas admitiu ter “tomado bala de borracha na boca” e feito “selfie na frente do Congresso”. Ele cumpria pena em regime semiaberto.
Diego havia firmado um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o que lhe permitiria escapar de condenação. Entretanto, o órgão identificou que ele praticou crimes mais graves do que os inicialmente considerados no acordo e pediu a rescisão do benefício — homologada por Moraes.
O Metrópoles não conseguiu localizar a defesa dos réus.
7 imagens



Fechar modal.![]()

Ato golpista de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
Hugo Barreto/Metrópoles

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
8 de janeiro de 2023

Palácio do Planalto durante invasão no 8 de janeiro
Reprodução
Ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023
Igo Estrela/Metrópoles
Ataques de 8 de Janeiro

Golpistas invadiram Palácio do Planalto na ocasião
Metrópoles
Mandados de prisão
Conforme mostrou o Metrópoles, há 238 mandados de prisão em aberto expedidos pelo STF. O levantamento da reportagem mostra que, desse total, 237 foram por determinações do ministro Alexandre de Moraes.
As informações, alimentadas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúnem mandados expedidos por todos os tribunais do país.
Os nomes na lista são considerados foragidos, e não incluem aqueles que tiveram a prisão cumprida.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
