Mortes na escola: o que já se sabe sobre caso em Sobral (CE)

A Escola Estadual Luiz Felipe, localizada no Bairro Campos Velho, em Sobral (CE), foi alvo de um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira (25/9). O episódio deixou dois alunos mortos e três baleados e, conforme a Polícia Civil do Ceará (PCCE), a causa da retaliação pode se tratar de uma guerra entre facções.

Como se deu início ao ataque?

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que dois suspeitos montados em uma moto chegam à rede de ensino. Eles estacionam o veículo em uma rua ao lado, correm até a escola e realizam os disparos da calçada, pelo lado de fora, atingindo as vítimas no estacionamento da instituição.

No momento, diversos alunos estavam agrupados no pátio por conta do intervalo entre aulas, pouco antes das 10h.

Quem são as vítimas?

Durante o tiroteio, dois adolescentes, identificados como Victor José Guilherme Souza Aguiar, de 16 anos, e Luiz José Cláudio Souza Oliveira, de 17, foram atingidos e não resistiram aos ferimentos.

Outros três alunos feridos, que não tiveram a identidade revelada, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral — À tarde, o hospital informou que dois deles receberam alta, e o terceiro permanecia internado.

5 imagensPerícia Perícia Ataque a escola de Sobral, no CearáDois alunos morrem em ataque a escola de Sobral, no CearáFechar modal.1 de 5

Perícia

Imagem cedida ao Metrópoles 2 de 5

Perícia

Imagem cedida ao Metrópoles 3 de 5

Perícia

Imagem cedida ao Metrópoles 4 de 5

Ataque a escola de Sobral, no Ceará

Arte/Metrópoles5 de 5

Dois alunos morrem em ataque a escola de Sobral, no Ceará

Reprodução/TV Verdes Mares

 

Uma das vítimas possui histórico criminal

De acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre os três alunos feridos, um adolescente de 16 anos já responde por atos infracionais análogos a homicídio. Além disso, há porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano.

Apreensão de drogas e armas

Drogas, embalagens e uma balança de precisão foram apreendidas com uma das vítimas do ataque, informou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A apreensão levanta a suspeita de que o crime tenha relação com o tráfico de drogas e com a disputa entre facções criminosas na região.

Além disso, duas armas de fogo foram apreendidas durante a ocorrência. O material foi localizado por agentes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), durante diligências realizadas no residencial Caiçara, em Sobral.

Ataques em outra escola

Na quarta-feira (24/9), houve tentativa de homicídio ao lado de outra escola pública em Sobral, no Bairro Sumaré. Não se sabe ainda se os dois crimes estão relacionados.

Suspeitos seguem foragidos

Em nota, SSPDS-CE divulgou que todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados no momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes dos adolescentes, ainda não identificados formalmente.

“A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) atuam na investigação do caso. A SSPDS ressalta que a região recebeu reforço de policiamento ostensivo da PMCE e pede o apoio da população por meio de denúncias”, detalhou.

Leia também

Posicionamentos

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), usou as redes sociais para lamentar o caso. “Recebi com tristeza e indignação a notícia de violência à Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no Ceará, que resultou na morte de dois estudantes e deixou outros feridos”, disse.

O governador do estado, Elmano de Freitas (PT), se pronunciou pelas redes sociais. Leia nota:

“Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel.”

Estudantes foram liberados

Em nota, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que demais estudantes foram liberados das aulas. Nesta sexta-feira (26), não haverá aula. “A Seduc tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos”, diz a nota.

[Metrópoles]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima