[Editado por: Marcelo Negreiros]
Detida numa penitenciária de Roma, capital da Itália, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) ganhou apoio de parlamentares brasileiros. Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Magno Malta (PL-ES) desembarcaram na nação europeia nesta sexta-feira para agir em prol da colega.
Uma das primeiras ações do quarteto de senadores em solo italiano foi visitar Zambelli. O encontro durou mais de duas horas. Os parlamentares disseram que ela está abatida com a situação.
A Oeste, os senadores afirmaram que a viagem à capital italiana tem o objetivo de ajudar a deputada. Para isso, tentam conversar com autoridades do país europeu para externar o que classificam como “perseguição” por parte do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias da coluna No Ponto em Oeste
“Vamos mostrar que ela não deveria estar presa”, diz Flávio. “Não é uma questão de ser de direita, de esquerda ou de centro. A situação dela é uma questão de humanidade”, complementa Girão.


Os quatro senadores querem evitar a extradição da deputada licenciada. A decisão nesse sentido caberá ao Ministério da Justiça da Itália.
Prisão de Zambelli na Itália
Carla Zambelli está presa, em Roma, desde 29 de julho. Ela deixou o Brasil no fim de maio, dias depois de ser condenada a dez anos de prisão pela 1ª Turma do STF. De acordo com a Corte, ela foi mandante da invasão de sistemas on-line do Conselho Nacional de Justiça. Conforme a Procuradoria-Geral da República, o ataque virtual foi executado pela hacker Walter Delgatti.
Leia também: “Teatro supremo”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 286 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
[Oeste]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.