O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu nesta quinta-feira, 23, as 27 assinaturas necessárias para pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Ministério da Educação. O nome que permitiu atingir o mínimo regimental necessário partiu do senador Alexandre Giordano (MDB-SP).
Partidos de oposição ao governo decidiram pedir a CPI depois de o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro ser preso em uma operação da Polícia Federal nessa quarta-feira 22.
Ribeiro é investigado por suspeitas de envolvimento em corrupção e tráfico de influência durante o período em que comandou o MEC, entre julho de 2020 e março de 2022. O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região determinou a soltura do ex-ministro nesta quinta.
Também foram presos na operação os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. A principal acusação é de que o Ministério da Educação privilegiava prefeitos indicados pelos pastores em repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE).
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.