Novo calendário do futebol brasileiro pode dar vagas para Treze, Serra Branca e Botafogo-PB – Voz da Torcida

Foto: Daniel Vieira

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, na manhã de hoje (01), o novo calendário do futebol nacional, que vai de 2026 até 2029.

No que tange o futebol da Paraíba, as modificações significativas são na Série C, Série D e Copa do Nordeste, além, claro, do Campeonato Paraibano, que terá apenas 11 datas, entre 11 de janeiro até 8 de março.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, o grande beneficiado é o Treze. Com o aumento de 64 para 96 clubes, algumas vagas extras, que são dos times eliminados na segunda fase da competição neste ano e que já teriam lugar na competição pela classificação do estadual deste ano, ficaram para o ranking da CBF.

Desta forma, o Galo da Borborema entra em uma destas vagas, e está garantido na quarta divisão de 2026, ampliando seu calendário.

O Campinense, com chances remotas, depende que o Tocantinópolis chegue na final do Tocantinense, que o Marcílio Dias ganhe a Copa Santa Catarina e o Brasil de Pelotas vença a Copa da Federação Gaúcha. Além disso, precisa que a Portuguesa-RJ escolha jogar a Série D como vencedora da Copa Rio, pois como já teria vaga naturalmente via ranking, abriria mais um lugar, que seria ocupado pela Raposa.

Na Copa do Brasil, o aumento do número de participantes para 126 clubes abre mais uma vaga para a Paraíba. Confirmado pela Federação Paraibana de Futebol como terceiro colocado do último estadual, o Serra Branca vai se juntar a Sousa e Botafogo-PB na disputa.

A Copa do Nordeste vai mudar de formato e passará de 16 para 20 clubes. A forma de disputa será com quatro grupos de cinco times, e a disputa será de um grupo contra outro grupo único. Por exemplo, os times do Grupo A jogam contra os do Grupo B, e os do Grupo C contra o Grupo D.

No Nordestão, o aumento das vagas extingue a fase prévia do torneio, no entanto, campeões e vices de todos os estados, além de um terceiro time de Bahia e Ceará, melhores estados no ranking de Federações, estão garantidos. Por isso, o Botafogo-PB vai disputar a competição como vice do último Paraibano, junto do campeão Sousa.

Por fim, na Série C, não há mudanças significativas para 2026, como se projetou. O que acontecerá será a diminuição do número de rebaixados, que será de apenas dois na próxima temporada, enquanto na Série D serão seis acessos. Em 2027, novamente serão dois rebaixados e seis acessos na quarta divisão. A terceira divisão se estabilizará em 2028, quando a Série C terá 28 clubes e será dividida em dois grupos de 14, com jogos de ida e volta.

Equipe @Vozdatorcida

[Voz da Torcida]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima