Novo golpe no cartão de crédito fiquem atentos

Novo golpe no cartão de crédito. Criminosos brasileiros estão utilizando um malware para burlar a segurança dos pagamentos por aproximação.

O vírus, chamado Prilex, que consegue dar um nó neste sistema para que o comerciante não consiga fazer a transação por aproximação. É aí que o cliente é obrigado a inserir na maquininha é aí que é feita a captura, informações do cartão e as envia para um celular. A partir daí, os criminosos podem fazer compras online ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

A técnica usada pelo Prilex burla essa segurança ao forçar os clientes a pagar do jeito tradicional: inserindo o cartão. Quando há uma tentativa de pagamento por proximidade, a máquina infectada exibe a mensagem “ERRO APROXIMACAO (sic) INSIRA O CARTAO (sic)”. Esse texto pode ser alterado em outras versões do malware.

“O Prilex é bem direcionado. Não vão instalar o vírus na padaria da esquina. Eles preferem empresas que movimentam valores expressivos”, afirma.

A polícia recomenda que as pessoas fiquem atentas a este novo golpe e evitem fazer pagamentos por aproximação em locais desconhecidos.

Um consolo, a nova versão do vírus do Prilex é também capaz de filtrar os dados roubados, para apenas de bandeiras ou de segmentos específicos -para capturar informações só de cartões “black” e corporativos, que normalmente têm limites mais altos, por exemplo. Com isso, o grupo consegue fazer bancos de cartões mais valiosos para vender para outros criminosos.

Por mnegreiros.com com informações da Folha


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima